O conselho de escola e a participação do aluno
dc.contributor.advisor | Sandano, Wilson | |
dc.contributor.author | Bugni, Marco Aurelio | |
dc.date.accessioned | 2024-11-22T13:52:49Z | |
dc.date.available | 2024-11-22T13:52:49Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description.abstract | Este estudo centra-se no processo de participação do aluno na gestão da escola, em especial a participação do aluno no Conselho de Escola como uma forma de desenvolvimento pessoal. Com o objetivo de identificar como aconteceu na participação no Conselho de Escola, procuramos fazer uma breve discussão sobre “gestão democrática” e “participação” para relacionar estes termos com a qualidade na educação escolar. Analisamos também como os conceitos de gestão democrática e participação foram disseminados nas reformas do ensino no final do século passado e início do atual. Também procuramos identificar o desenvolvimento histórico do Conselho de Escola na rede estadual paulista, e finalmente realizamos uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo o Conselho de Escola em quatro instituições mantidas pelo poder público estadual, situadas no município de Capão Bonito, Estado de São Paulo. Os procedimentos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com supervisores, diretores, professores, alunos e membros da comunidade das escolas. Os resultados da investigação apontam que as oportunidades de participação dos alunos no Conselho de Escola foram exercidas dentro dos limites mínimos, visto que a gestão das escolas não se mostrou democrática. Mesmo assim, o Conselho de Escola mostrou ser uma possibilidade para contribuir para a qualidade do ensino. | pt |
dc.description.abstract | This study focuses on the process of the student participation in the management of the school, particularly the participation of students in the Council of School as a form of personal development. In order to identify as happened in participation in the Council of School, trying to make a brief discussion on "democratic management" and "participation" to relate these terms with quality in school education. We also look at how the concepts of democratic management and participation have been spread in reforms of education at the end of the last century and beginning of the current. Also trying to identify the historical development of the Council of School in the network state Pauline, and finally perform a search for empirical qualitative approach, with the object of the Council of School study in four institutions maintained by public power state, located in the municipality of Capão Bonito, State of São Paulo. The procedures used were: bibliographic research, desk research and interviews with supervisors, directors, teachers, students and community members in schools. Research results indicate that the opportunities for participation of students in the Council of School were performed within the lower limits, as the management of the schools was not democratic. Still, the Council of School proved to be an opportunity to contribute to the quality of education. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1757 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | |
dc.subject | Democratização da educação | |
dc.subject | Educação - São Paulo (Estado) | |
dc.subject | Educação e Estado | |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação | |
dc.title | O conselho de escola e a participação do aluno | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.program | Programa de Pós-graduação em Educação | |
relation.isAdvisorOfPublication | deda2ec7-252c-407e-b887-eacf19053a3d | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | deda2ec7-252c-407e-b887-eacf19053a3d |