Repositório Institucional da UNISO
 

Programa Universidade para Todos (PROUNI): o olhar dos egressos de uma universidade comunitária no Estado de São Paulo

dc.contributor.advisorMarques, Waldemar
dc.contributor.authorAlves, Welington Rodrigues
dc.date.accessioned2023-05-09T20:58:08Z
dc.date.available2023-05-09T20:58:08Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractAs Políticas Públicas possuem papel fundamental na sociedade por garantirem direitos de cidadania como o acesso à saúde e à educação a grupos sociais menos favorecidos. A educação, por sua vez, contribui para o desenvolvimento e emancipação dos indivíduos, além de possibilitar a construção de uma sociedade culturalmente elevada e justa, pautada pelos princípios da democracia e do bem-estar social. O ProUni consiste em uma Política Pública que surge no contexto da necessidade de ampliação do acesso à educação e atende as camadas mais pobres da população que não têm condições financeiras para custear uma graduação. Diante deste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar os impactos e contribuições que o Programa Universidade Para Todos (ProUni) proporcionou aos seus beneficiários. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo e qualitativo com egressos bolsistas do ProUni de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista, a Universidade de Sorocaba (Uniso). A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos: aplicação de questionário eletrônico com os egressos e a realização de entrevistas. O método de análise utilizado para os dados quantitativos foi a técnica de análise descritiva, por meio da redução e interpretação das informações obtidas e para as entrevistas foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. De acordo com a análise dos dados quantitativos e das entrevistas, fica evidenciado que o ProUni, enquanto Política Pública de Democratização do ensino superior, proporcionou aos seus egressos melhorias sociais, culturais, profissionais, e econômicas. Pôde ser verificado ainda, que se forem considerados a escolaridade e a ocupação dos pais dos beneficiários, o ProUni se apresenta como fator importante de mobilidade social, capaz de abrir novas perspectivas de vida às pessoas pertencentes aos estratos mais pobres da população brasileira. Segundo o relato dos egressos o Programa é considerado uma oportunidade única para mudança de vida daqueles que não possuem condições financeiras de arcar com os custos de uma graduação.por
dc.description.abstractPublic policies play a fundamental role in society by guaranteeing citizenship rights, such as access to health and education, to disadvantaged social groups. Education, in turn, contributes to emancipation and development of each individual and enable the construction of a just and culturally high society based on principles of democracy and social welfare. ProUni is Public Policy that appears in context of needing to expand the access to education and it serves to poorest layer of the population who does not have financial means to pay for a graduation. In this context, the present study aimed to identify and analyze the contributions that the program provided to its beneficiaries. For this, a quantitative and qualitative research was carried out with Prouni’s fellows of University of Sorocaba (Uniso), a higher education institution in the interior of the state of São Paulo. The research was developed in two moments: application of electronic questionnaires with the graduates and interviews. Descriptive analysis was the technique used for the quantitative data, through the reduction and interpretation of the obtained information, and content analysis was the method used for the interviews. Considering the interviews and quantitative data analysis, it is clear that ProUni, as a Public Policy for higher education democratization, has provided its graduates with social, cultural, professional and economic improvements. It is also evident that, considering the schooling and occupation of the beneficiaries’s parents, ProUni is an important factor of social mobility, capable of offering new perspectives of life to the Brazilian poorest people. According to the graduates reports, the Program is a lifetime opportunity for those who does not have financial means to pay a graduation.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/917
dc.subjectEnsino superior - Brasil
dc.subjectEducação e Estado - Brasil
dc.subjectBolsas de estudo - Política governamental - Brasil
dc.titlePrograma Universidade para Todos (PROUNI): o olhar dos egressos de uma universidade comunitária no Estado de São Paulo
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
104530.pdf
Tamanho:
2.11 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format