Desvelando a história da educação ambiental em Sorocaba
Arquivos
Ano da Resenha
Tipo de documento
Data
Curso
Título da obra resenhada
Autor(es)
Assunto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Resumo / Abstract
Partindo do pressuposto de que a História é construída a partir de ações cotidianas de agentes sociais, anônimos ou não, resolvi resgatar a História da Educação Ambiental, em Sorocaba, por meio das falas de alguns personagens, além do cruzamento dessas informações com a análise documental presentes em publicações, manchetes de jornal, folhetos informativos, etc. Essa escolha metodológica deu-se pelo fato de acreditar que, desvelando falas, ficamos mais próximos de acontecimentos excluídos da história "oficial". O objetivo principal dessa dissertação é conhecer a prática pedagógica na educação ambiental em Sorocaba, para que, a partir daí, possam advir outras práticas sociais que englobem uma educação ambiental que não desconsidere questões sócio-econômicas, políticas, culturais e históricas que não podem estar ausentes no discurso ambientalista. Ao término da investigação percebi que a maior parte das atividades educacionais que acontecem em Sorocaba, sob o título de educação ambiental, aproximam-se mais de aulas de zoologia e ecologia, revelando, assim, uma representação social naturalista frente ao tema meio ambiente e educação ambiental - com preocupações preservacionistas e conservacionistas do meio ambiente, pouco considerando a ação do homem sobre o espaço ambiental por ele ocupado, no qual, aspectos sociais e antropológicos não podem ficar de fora.