Repositório Institucional da UNISO
 

Qualidade total da empresa à escola: a relação entre as experiências vividas na empresa e na escola, pelo aluno estagiário do curso de desenho de projetos de mecânica da Escola Técnica Estadual "Fernando Prestes"

dc.contributor.advisorOliveira, Cleiton de
dc.contributor.authorKoritiake, Luiz Antonio
dc.date.accessioned2023-05-09T20:50:13Z
dc.date.available2023-05-09T20:50:13Z
dc.date.issued1999
dc.description.abstractEste estudo busca identificar a relação entre as experiências vividas na empresa e na escola, pelos alunos estagiários do curso de Desenho de Projetos de Mecânica da ETE "Fernando Prestes" - Sorocaba SP., sob os efeitos do movimento da Qualidade Total. O autor busca dar uma visão da Qualidade Total quanto à conceituação, o contexto histórico-evolutivo, as abordagens mais significativas e as características de um modelo de gerenciamento, com base nos trabalhos de alguns pioneiros da qualidade. São abordados alguns fatores que estão interferindo na reorganização das empresas e, como conseqûência, provocando transformações no mundo contemporâneo, onde a Qualidade Total passa a ser uma vantagem competitiva e uma forma de exclusão. Neste contexto, a educação passa a ser vista como um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico, político e social, sendo assim, o autor desenvolve um breve histórico do ensino profissionalizante no estado de São Paulo e no Brasil, analisando as influências do setor empresarial nos rumos da educação. Tendo como base entrevistas com alunos estagiários e com representantes de empresas é possível identificar um perfil desejado para os técnicos de Desenho de Projetos de Mecânica e é possível perceber a influência da Qualidade Total e suas implicações na formação de um profissional, possibilitando uma avaliação do papel da escola e da empresa neste processo.por
dc.description.abstractThis study aims at identifying the relationship between the experience lived in the company and in the school, by trainees of the course of Mechanical Drawing Projects of ETE "Femando Prestes" - Sorocaba SP., under the effects, the Total Quality movement. The author intends to give a vision of the Total Quality in relation to the conceptualisation the historical-evolutionary context, the most significant approaches and the characteristics of a management model, based on the work of some pioneers in quality. Some factors that are interfering with the reorganisation of the companies and, as a consequence, provoking transformation in the contemporary world, where the Total Quality becomes a competitive advantage and an exclusion form. In this context, education is seen as a fundamental element for the economic, political and social development. This way the author develops a historical outline of the professional teaching in the state of Sao Paulo and in Brazil, analysing the influences of managerial section on the directions of education. Based on interviews with trainee students and with representatives of companies it is possible to identify the profile wanted for the technicians of the Mechanical Drawing Projects as well as to notice the influence of the Total Quality and its implication in a professional education as to make it possible to evaluate the role of the school and of the company in this process.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/217
dc.subjectEnsino profissional
dc.subjectEnsino técnico
dc.subjectQualidade (Educação)
dc.subjectFormação profissional
dc.titleQualidade total da empresa à escola: a relação entre as experiências vividas na empresa e na escola, pelo aluno estagiário do curso de desenho de projetos de mecânica da Escola Técnica Estadual "Fernando Prestes"
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
51413.pdf
Tamanho:
9 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format