Para além das quatro linhas: as relações entre o futebol e o cotidiano escolar na construção da cidadania
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Resumo / Abstract
Este estudo está voltado à análise da relação entre o futebol e a educação no cotidiano escolar, elaborado através de uma revisão bibliográfica e de minha vivência e conhecimento empíricos, adquiridos através dos anos como atleta profissional: Levei em conta a transformação que ocorreu em minha vida, de atleta para professor de Educação Física, assim como os relatos e as narrativas de meus alunos e alunas, e seus acontecimentos no cotidiano. Essa escolha metodológica deu-se pelo fato de que ao estudar o cotidiano através das narrativas, pode-se chegar a uma análise, da relação futebol e cidadania. Essa modalidade esportiva faz parte da cultura brasileira e planetária, envolvendo, direta e indiretamente, milhares de pessoas, países, culturas e empresas. Desenvolvido por um número incalculável de crianças, principalmente pelas mais pobres, há sempre o sonho de se tornar um atleta profissional, criando um imaginário a esse respeito, além deste ser alimentado por pessoas próximas, como os próprios pais, amigos, parentes, etc. O futebol pode proporcionar uma oportunidade, ou uma possibilidade de ascensão social, econômica e cultural, conseqüentemente, uma independência financeira almejada por muitos. Eis aí uma questão: até que ponto o futebol é um “trampolim” social? E para quantos isso é uma verdade? Quantos milhares de crianças precisam passar por esse processo, para que apenas algumas brilhem no Hall da fama do futebol? Por que trabalhar esse esporte dessa maneira? Estudos indicam que tais atitudes são apenas para atender a um mundo extremamente capitalista, onde o lucro está acima de qualquer coisa. (GAMA, 1998). Ao término desta investigação, pude perceber a importância que as pessoas dão ao futebol, seja na escola, seja na sociedade, seja no bairro em que vivem. O fato é que, ele está presente nas conversas do cotidiano, ou numa discussão acadêmica, numa visão mais reflexiva. O futebol dentro da escola influencia na transformação do aluno, na sua conduta, no seu comportamento e em sua noção de mundo e de cidadão.