Experiências no cotidiano escolar do ensino superior: a prática do diálogo freireano em tempos líquidos
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Martins, Mariana Domitila Padovani | |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:22:45Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:22:45Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Esta tese tem como foco o cotidiano escolar do Ensino Superior, inserido numa sociedade, definida por Zygmunt Bauman, como líquida, em contraposição a um período sólido, de respostas certas ou erradas, com determinada estabilidade das relações interpessoais, denominada “Modernidade líquida”, em que as certezas são fluídas, as relações superficiais, passageiras, com as pessoas incentivadas ao consumo, entre outras características que podem transformar essas interações. Esse contexto contemporâneo apresenta alterações na maneira de se comportar, o que, cada vez mais, pode ser percebido na sala de aula com os universitários. Dessa forma, o problema desta pesquisa indaga como as relações entre professores e alunos, no ensinar/aprender, podem ocorrer em tempos líquidos, com ênfase na formação humanista. Utilizando-se do referencial teórico freireano, defende-se nesta tese que, por meio do diálogo e das experimentações (círculos de cultura, por exemplo) em sala de aula, torna-se possível conectar realidades e ampliar o pensamento para além da formação específica, incluindo uma ética voltada ao humano. Para tanto foi objetivo geral deste trabalho apresentar o percurso da pesquisadora, que, utilizando-se de uma perspectiva de narrativas, faz entrelaçamentos científicos, ficcionais e de práticas docentes. Num delineamento de pesquisa participante foram apresentadas três experiências de práticas em sala de aula, que colocam em evidência o exercício do diálogo como alternativa para uma relação horizontal, que envolve o aluno no processo dialógico para pensar a própria realidade. Tais experiências ocorreram em 2019 em cursos de Ciências Sociais Aplicadas de uma universidade comunitária. As narrativas e os relatos de experiências mostram um percurso pessoal, inacabado, com resultados que apontaram ressonâncias entre os diálogos realizados em sala de aula e os trabalhos apresentados pelos alunos, num processo de ação-reflexão, que reforça a importância do diálogo em tempos líquidos para uma educação crítica. | pt |
dc.description.abstract | This thesis focuses on the daily school life of Higher Education, inserted in a society, defined by Zygmunt Bauman, as liquid, as opposed to a solid period of right or wrong answers, with a certain stability of interpersonal relations, called “Liquid Modernity”, where certainties are fluid, superficial, transient relationships with people encouraged to consume, among other characteristics that can transform these interactions. This contemporary context presents changes in the way they behave, which, increasingly, can be perceived in the classroom with the university students. Thus, the problem of this research asks how the relations between teachers and students, in teaching / learning, can occur in liquid times, with emphasis on the rescue of the human being. Using Freire's theoretical framework, it is argued in this thesis that, through dialogue and experimentation (culture circles, for example) in the classroom, it becomes possible to connect realities and broaden thinking beyond specific formation, including a human-oriented ethic. Therefore, it was the general objective of this paper to present the researcher's path, which, using a narrative perspective, intertwines scientific, fictional and teaching practices. In a participatory research design, three experiences of classroom practices were presented, highlighting the exercise of dialogue as an alternative to a horizontal relationship, which involves the student in the dialogical process to think about their own reality. These experiences took place in 2019 in Applied Social Sciences courses at a university community. The narratives and the experience reports show an unfinished personal path, with results that pointed resonances between the dialogues held in the classroom and the works presented by the students, in an action-reflection process, which reinforces the importance of dialogue in liquid times for a critical education. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1599 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Educação - Filosofia | |
dc.subject | Professores e alunos | |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação | |
dc.title | Experiências no cotidiano escolar do ensino superior: a prática do diálogo freireano em tempos líquidos | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.program | Programa de Pós-graduação em Educação | |
relation.isAdvisorOfPublication | e094278c-bdc1-4650-bb0f-f202ab8c98ce | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | e094278c-bdc1-4650-bb0f-f202ab8c98ce |
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