A educação menor para ser feliz: "piolhos" e "piolhiferações" no cotidiano escolar infantil, e -
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Lima, Pedro Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:14Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:14Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Na perspectiva de dar visibilidade aos acontecimentos cotidianos, aqueles que subvertem ao script padrão, provocando alegria e alterações de rotas, este trabalho teve como propósito apresentar e refletir sobre alguns acontecimentos cotidianos numa creche municipal da cidade de Sorocaba. Utilizou-se como referencial teórico a filosofia deleuze-guattariana, numa perspectiva de pedagogia rizomática. Para escolha dos acontecimentos, para relato e análise, teve-se como critério as experiências que provocaram alegrias nas crianças, cuidado e respeito mútuo. O cuidado ético que é a aceitação do outro como ele é, como oferta de acolhimento ao que nele pede passagem, de sua alteridade. Foram escolhidos três acontecimentos sobre o cotidiano escolar da educação infantil, como possibilidade de linhas de fugas e de potências. A análise relacionou-as com o conceito de educação menor, capaz de escapar da educação maior, dos parâmetros e políticas públicas, em favor da criança e de seu desenvolvimento com alegria. | pt |
dc.description.abstract | The prospect of giving visibility to daily events, those who subvert to standard script, causing joy and route changes, this work aimed to present and reflect on some everyday events in day care center in the city of Sorocaba. Was used as a theoretical framework deleuze-Guattarian philosophy from the perspective of rhizomatic pedagogy. For choice of events for reporting and analysis, it was taken as a criterion the experiences that caused joy in children, care and mutual respect. The ethical care that is the acceptance of the other as he is, as a host offering who asks passage for his otherness. Three events on the school routine childhood education, such as the possibility of escape lines and powers were chosen. The analysis was related to the concept of lower education, able to escape the higher education, of the parameters and public politics in favor of children and their development with joy. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/664 | |
dc.subject | Educação de crianças | |
dc.subject | Creches | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.title | A educação menor para ser feliz: "piolhos" e "piolhiferações" no cotidiano escolar infantil, e - | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1