Comunicação e imagem: as multifaces de Madonna enquanto manifestação do contemporâneo
dc.contributor.advisor | Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de | |
dc.contributor.author | Antunes, Elton Caramante | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:21Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:21Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objeto as imagens produzidas pela popstar Madonna. A artista pode ser considerada uma imagem em processo contínuo de construção, altamente ambígua, polissêmica, volátil, efêmera, transitória e em sintonia com os valores contemporâneos, sobretudo no que diz respeito às metamorfoses da sua aparência e às características que reforçam o ideário do sujeito pós-moderno. Nosso propósito é investigar quais valores da contemporaneidade contribuem para a construção da imagem do fenômeno midiático Madonna. Nesse sentido, valemo-nos das reflexões teóricas sobre a sociologia e os conceitos de comunicação e cultura para contextualizar o impacto dessas imagens. A vitalidade do palpável que Madonna reflete na aparência, nos jogos do corpo, na ambiguidade e na intertextualidade de sua expressão como artista, evoca sinais de uma sociedade como a preconizada por Michel Maffesoli, mesclada por contornos arcaicos e novos, delineados por valores latentes que anunciam as relações que envolvem o sujeito contemporâneo, dentre elas o tribalismo, a magia e a ecologia. A partir de análises das imagens de Madonna, buscamos verificar a presença desses valores que tecem a condição pós-moderna. Lançamos mão do instrumental semiótico peirciano para tentar resgatar o potencial significativo das imagens selecionadas. A abordagem percorrerá o caminho por três olhares que balizam essa análise: o contemplativo, que captura qualidades; o observacional, que apreende aspectos existenciais e o generalizante, que abarca o simbólico. | pt |
dc.description.abstract | This dissertation has as its main object the images produced by pop star Madonna. The artist can be considered a continuous process of image construction, highly ambiguous, polysemic, volatile, ephemeral, transitory and in line with contemporary values, especially with regard to the metamorphoses of her appearance and characteristics that reinforce the ideas the postmodern subject. Our purpose is to investigate contemporary values which contribute to build the image of the Madonna media phenomenon. In this sense, we make use of theoretical reflections on sociology and the concepts of communication and culture to contextualize the impact of these images. The palpable vitality that the appearance of Madonna has reflected in body kits, and intertextuality in the ambiguity of her expression as an artist, evokes signs of a society as advocated by Michel Maffesoli, mixed by archaic and new contours, delineated by latent values announce the relations involving the contemporary subject, among them tribalism, magic and ecology. From the analysis of the images of Madonna, we seek to verify the presence of these values that weave the postmodern condition. Draw on instrumental Peircean semiotic to try to rescue the significant potential of the selected images. The approach will go through the path of three looks which has driven this analysis: the contemplative, which captures qualities, the observational study captures the existential aspects generalizing and encompassing the symbolic. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/532 | |
dc.subject | Comunicação visual | |
dc.subject | Pós-modernismo | |
dc.subject | Imagem (Filosofia) | |
dc.title | Comunicação e imagem: as multifaces de Madonna enquanto manifestação do contemporâneo | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1