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Utilização de pneu como parte de agregado na elaboração de um protótipo de piso intertravado

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Resumo / Abstract

Este estudo aborda a reutilização de pneus como uma solução ambientalmente amigável. A quantidade considerável de resíduos de pneus no Brasil, gerenciada por organizações como a Reciclanip, destaca a importância da sustentabilidade na construção civil. A pesquisa proposta visa avaliar a viabilidade do uso de pneus reciclados na composição de blocos de pavimento intertravado, com foco na resistência mecânica. Os objetivos incluem revisão bibliográfica, fabricação de blocos, ensaios de resistência e classificação dos materiais. A produção dos corpos de prova foi iniciada a partir do ensaio de peneiramento, necessário para definir a granulometria dos materiais de partida. Após este ensaio, foram montados corpos de prova para analisar a resistência mecânica de um piso contendo borracha de pneu em sua composição, seguindo a ABNT NBR 5738:2018. Foram testados inicialmente dois diferentes traços antes da moldagem, sendo o Traço 2 (1:0,25:0,50:0,25:0,47) o escolhido para os testes. Foram moldados dois corpos de prova para cada porcentagem de borracha adicionada (0%, 5%, 10%, 15%), substituindo o pó de pedra. A pesquisa visou analisar a substituição parcial de agregados por borracha de pneu inservível no concreto, comparando desempenhos. Usando o cimento CP V-ARI, além do concreto de referência. Aos 7 dias, 5% e 10% tiveram desempenho próximo ao padrão, enquanto 15% foram inferiores. Aos 14 dias, 5% e 10% atingiram resistência adequada, e aos 28 dias, todas ultrapassaram os 35 MPa, exceto 15%. A resistência diminui com substituições acima de 10%. O uso de borracha de pneu na produção de pisos intertravado mostrou-se viável e traz vantagens ambientais, mas desafios incluem custos elevados, falta de práticas comuns no Brasil e regulamentação.


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