Modelo de ação e criação dramatúrgica com a peça “Os sete gatinhos”
dc.contributor.advisor | Boy, Tânia Cristina dos Santos | |
dc.contributor.author | Silva, Luís Otávio de Oliveira Novaes | |
dc.contributor.author | Silva, Natália de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T18:26:47Z | |
dc.date.available | 2023-08-16T18:26:47Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Tendo como base a metodologia de pesquisa-ação com a abordagem qualitativa, a presente pesquisa tem como tema a criação dramatúrgica com base nas pesquisas da professora Ingrid Koudela em “Texto e Jogo”, utilizando, como modelo de ação, o fragmento do texto “Os Sete Gatinhos” de Nelson Rodrigues. Essa pesquisa objetiva realizar uma reflexão sobre o modelo de ação e a criação dramatúrgica, levando o professor a entender os processos da criação dramatúrgica, através de práticas aplicadas em sala de aula, permitindo ao aluno entender e experimentar gestos nos jogos teatrais e também o conhecimento da dramaturgia brasileira, aqui, usando o dramaturgo Nelson Rodrigues. Realizada com a turma do terceiro ano do ensino médio na escola estadual professor Francisco Coccaro, tal pesquisa tem como foco compreender a criação dramatúrgica dos alunos, seguindo os preceitos do professor Marcos Aurélio Bulhões Martins, que cita os jogos em grupo como uma proposta para a criação dramatúrgica. Utilizando então os jogos teatrais sistematizados por Viola Spolin e traduzidos no Brasil por Ingrid Koudela que em seu livro "texto e jogo" traz o texto como modelo de ação, a pesquisa traz a Pedagogia de Paulo Freire como complemento ao sistema de jogos teatrais criados por Spolin, onde o aluno é " construtor " do seu conhecimento através de gestos, atitudes e experimentos no jogo teatral, sendo essa a solução ao método vigente que Freire intitula como "educação bancária". A pesquisa guia o professor na escola, com o modelo de avalição de roda de conversa, onde o professor é mediador do debate gerado pelos alunos, a entender como trabalhar a criação de cenas que vão além do modelo convencional de dramaturgia tendo em vista a possibilidade de criar cenas com alunos que nunca assistiram peças teatrais anteriormente. | pt |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1172 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teatro - TCC | |
dc.subject | Universidade de Sorocaba - TCC | |
dc.title | Modelo de ação e criação dramatúrgica com a peça “Os sete gatinhos” | |
dc.type | Monografia / TCC | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.course | Teatro | |
local.rights | Open Access | |
relation.isAdvisorOfPublication | 1401a2d9-4c84-464d-9d5b-7e936a6ba5a6 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 1401a2d9-4c84-464d-9d5b-7e936a6ba5a6 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Modelo de ação e criação dramatúrgica com a peça Os sete gatinhos.pdf
- Tamanho:
- 1016 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.21 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed to upon submission
- Descrição: