Narrativas midiáticas televisivas evangélicas: o programa 180 Graus O Ponto da Virada da TV Novo Tempo
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Resumo / Abstract
Esta pesquisa inscreve-se no território da Comunicação, na interface entre mídia e religião. Interessa-nos como objeto de estudo, as narrativas produzidas no programa de entrevistas 180 Graus O Ponto da Virada, da TV Novo Tempo. O objetivo geral consiste em verificar o que as narrativas dizem; o que elas reproduzem? São objetivos específicos descobrir se o programa recebe influência da midiatização da religião, se as narrativas reproduzem um substrato ideológico e doutrinário, se há correlação entre o sagrado/profano e mídia/religião, além de investigar se há uma relação entre a Jornada do Herói, de Campbell, e a conversão cristã, na busca pelo ponto central e o momento crucial nas histórias de vida do novo converso. Esta pesquisa se torna relevante porque cada vez mais percebemos as interferências midiáticas no cenário religioso. Não é mais possível estudar comunicação no Brasil sem considerar os processos comunicacionais da religião e como ela interage com a mídia. Metodologicamente, dois caminhos são trilhados: O primeiro, trilhou por teorias, pertinentes ao tema na busca de compreensão do cenário religioso atual e as implicações da midiatização da religião. Ancorados na esteira de teóricos que abordam a questão do sagrado-profano e do impacto da modernidade na religião, pudemos adentrar na outra faceta do trabalho de pesquisa exploratória: a compreensão da estrutura narrativa mítica da Jornada do Herói e o monomito campbelliano. O segundo caminho construído na pesquisa, foi a análise de conteúdo com foco em um estudo subjetivo e qualitativo. Procurou-se analisar seis programas levados ao ar entre os anos 2012 e 2017, no canal do programa no YouTube, além de entrevista realizada com Creriane Lima apresentadora do referido programa.