Repositório Institucional da UNISO
 

O papel dos ônibus elétricos a bateria no transporte coletivo municipal e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável regional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Dissertação

Curso


Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Entre os diversos problemas ambientais, vivenciados atualmente nos municípios, o transporte coletivo tem sido alvo de discussões devido ao combustível predominante, o diesel, que além de escasso e finito, contribui para a poluição atmosférica e agravamentos na saúde da população. Nesse contexto, foi objetivo deste trabalho estudar os aspectos técnicos e econômicos da substituição de ônibus movidos a diesel por ônibus elétricos a bateria no transporte coletivo municipal, no contexto do desenvolvimento sustentável. Para isso, a pesquisa envolveu o levantamento de informações bibliográficas, técnicas e documentais, visita a empresas fabricantes de ônibus elétricos a bateria, e à Secretaria de Transportes – EMDEC. A análise comparativa envolveu informações de projetos já implantados em Istambul, na Califórnia, em São Paulo e em Campinas. Os resultados apontaram que além das vantagens ambientais de não emitirem gases poluentes, os ônibus elétricos a bateria apresentam um tempo de vida duas vezes maior que os movidos a diesel. Por outro lado, apresentam custos de aquisição maiores, compensados por custos operacionais e de manutenção menores, cujo ponto de equilíbrio ocorre entre 8 e 10 anos, a partir do qual os ônibus elétricos tornam-se mais vantajosos. De modo a contribuir com a disseminação dessa tecnologia para outros municípios, o estudo ressalta a importância da inclusão de metas para a redução das emissões atmosféricas na legislação ambiental municipal, e da necessidade de considerar as especificações técnicas desses veículos nos editais de licitação, com atenção na ampliação do prazo de substituições desse tipo de veículo, além da opção pelo “leasing” das baterias, do “retrofit” dos veículos, e do investimento em geração distribuída com foco nas células fotovoltaicas, possibilitando uma rede de parcerias entre poder público, empresa/concessionária de ônibus, fabricantes de veículos/baterias e concessionárias de energia.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item