Repositório Institucional da UNISO
 

A construção de significados entre telas no filme "Time code"

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

O tema da pesquisa é o processo de produção de significados em filmes com múltiplas telas. Como se dá a interpretação de um filme com múltiplas telas, que rompe com a montagem linear temporal do cinema tradicional e pressupõe a participação do espectador em outra montagem construída com o movimento livre do olhar para as imagens simultâneas da tela? é a pergunta norteadora. Assim, o objetivo geral é contribuir para a compreensão da geração de significados em filmes com múltiplas telas, que requer os seguintes objetivos específicos: identificar as transformações da linguagem cinematográfica em relação à montagem, na passagem do cinema clássico ao moderno; explicitar a taxonomia de imagens cinematográficas proposta por Deleuze; explicitar o conceito de montagem espacial na perspectiva de Manovich; articular a taxonomia deleuzeana ao conceito de montagem espacial e inventariar os efeitos gerados por montagens possíveis. Para tanto, será realizada análise do filme “Time Code” (2000) a partir da taxonomia proposta por Deleuze, que consta em “Cinema 1 - A imagem-movimento” (1985) e “Cinema 2 - A imagem-tempo” (1990), bem como o conceito de montagem espacial de Manovich (2001). Esta pesquisa é relevante por tratar da geração de significados de um filme enfatizando especificidades das imagens como geradoras do pensamento e também com potencial para guiar o processo de seleção de cenas entre múltiplas telas. Com isso a análise fílmica pode ir além das análises guiadas por pressupostos formalistas.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item