Extensão universitária: o caso das instituições comunitárias de educação superior no Brasil
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Resumo / Abstract
Esta tese faz uma análise da extensão universitária presente nas Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES, filiadas à Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC. Com objetivo de pesquisar e analisar as convergências e divergências entre as concepções e práticas de extensão universitária nas 66 ICES filiadas à ABRUC, estudou-se essa temática na literatura especializada, na legislação brasileira vigente, além de pesquisar os documentos institucionais disponibilizados em seus sites e interpretar as respostas dadas a um questionário encaminhado aos setores responsáveis pela extensão universitária das ICES. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo. Apoiando-se numa análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999), os dados foram trabalhados em três (03) grandes momentos: a descrição das concepções e práticas extensionistas; a redução em unidades de sentido, agrupadas em categorias organizadas nos três (03) grupos (documentos legais, institucionais e questionários); num terceiro momento, a interpretação pelo método da Triangulação de Dados, pautando-se em Minayo (2006) e Flick (2013). O entrecruzamento dos dados levantados com os três (03) grupos de análise permitiu verificar convergências e divergências sobre o entendimento de extensão e suas práticas nas ICES pesquisadas, com observância dos conceitos extraídos dos textos legais e literatura específica. O estudo contribuiu para reflexões sobre as práticas de extensão universitária que têm sido desenvolvidas pelas ICES. As revelações oriundas da Triangulação dos Dados possibilitaram considerar que: as atividades de extensão necessitam ser trabalhadas com o mesmo peso do ensino e da pesquisa na tríade que embasa a Universidade; os documentos que a institucionalizam devem ser mais claros e objetivos, apresentando consonância entre os conceitos editados e suas possibilidades de execução; a importância de se criar mecanismos de avaliação das práticas extensionistas. Recomenda-se a necessidade das ICES organizarem suas ações pautadas nos princípios declarados em seus regimentos, sob a égide da legislacao vigente. Assim, enfatiza-se a necessidade de novos estudos sobre as concepções de extensão e suas práticas, na seara da Educação Superior brasileira, com o objetivo de unificar os princípios, as diretrizes e a avaliação sobre a extensão universitária no sistema de ensino do país.