"Se eu tivesse dinheiro eu comprava livros": mundos possíveis na prática da literatura em cotidianos escolares
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Essa pesquisa de mestrado, financiada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tem por finalidade principal investigar, junto às crianças e educadores, práticas de leitura literária e seu processo dialógico de produção de sentidos. Questiona a construção dessa criatividade e dos outros níveis de realidade que são concebidos por meio dela, mais profundos que os do cotidiano, que se constroem em camadas de simbolismos. Propõe pensar um modo de compreender o mundo tendo como base a leitura literária, e pergunta como a experiência com os livros pode contribuir com a formação humana na infância. A apropriação das crianças às histórias pode nos trazer a valiosa possibilidade de conhecer a abstração do olhar infantil. Entende essa fase da vida como um momento privilegiado para a aquisição da cultura e defende que o contato com os livros traz uma infinidade de desenvolvimentos, associados a habilidades criativas. Traz a memória da pesquisadora enquanto leitora precoce até sua condição de professora mediadora de leitura. Discute a função utilitária atribuída à literatura na educação infantil e explora a ideia da literatura para além das definições: como manifestação artística, de fruição estética. Observa que, muitas vezes, paradoxalmente essa experiência existencial segue subordinada a uma ordem de produção e competição mercadológica. Descreve a composição das crônicas produzidas no período de 2017 a 2020 através das mediações de leitura em sala de aula e, posteriormente, publicadas no suplemento infantil Cruzeirinho, do Jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba/SP. Desloca-se também para uma visão dos programas federais de fomento à leitura, opta pela experiência sobre práticas de leitura literária e seu processo dialógico de produção de sentidos, junto às crianças e educadores no cotidiano da educação infantil, na rede municipal de Sorocaba.