O cuidado humanizado na perspectiva de docentes de cursos de graduação em enfermagem
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A pesquisa tem como tema a humanização do cuidado em cursos de graduação de enfermagem, tendo como pergunta norteadora, como se dá a humanização do cuidado em cursos de graduação em enfermagem, segundo a percepção de docentes de disciplinas sobre a saúde da mulher? O objetivo geral é conhecer como se dá a humanização do cuidado durante a formação nos cursos de graduação em enfermagem, enquanto os objetivos específicos são: identificar como a questão da humanização do cuidado se manifesta em planos de ensino de docentes; explicitar concepções de docentes que ministram disciplinas vinculadas à saúde da mulher, sobre práticas que envolvem a humanização e identificar possíveis interferências na formação dos futuros enfermeiros no que se refere a tal questão, a partir de concepções e do que planejam os docentes em disciplinas vinculadas à saúde da mulher. Para alcançar tais objetivos, realizouse uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, integrada à técnica de entrevista (semiestruturada) e à análise documental de planos de ensino dos docentes de instituições do ensino superior da cidade de Sorocaba. A análise envolveu sistematização das entrevistas, que foi apresentada em quadros e usando categorias advindas das falas dos docentes; descrição das diretrizes curriculares e dos planos de ensino e, por fim, interpretação desses dados destacados, permeada pelas ideias de Morin e Giordani, bem como pautadas também nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de graduação em Enfermagem. Dos resultados destacamos que, em geral, os docentes consideram que se faz necessário durante a formação, englobar aspectos técnicos pautados nas melhores evidencias cientificas, bem como questões relacionadas ao comportamento, como empatia, ética, comunicação, diálogo e valorização do ser humano, sendo que estes aspectos se relacionam e são essenciais para o cuidado humanizado em Saúde. No entanto, percebe-se que ainda existe antagonismo entre o docente mencionar que a humanização é abordada diariamente no cotidiano da sala de aula sendo que os temas citados nos planos de ensino, predominantemente, tratam de doenças, técnicas e procedimentos. A a educação por trazer reflexões envolvendo a prática de docentes na formação do enfermeiro, o que pode contribuir para a construção de um novo olhar para a humanização do cuidado.