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Regime militar no brasil e educação: políticas, legislação e material didático

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Resumo / Abstract

O presente estudo tem como objetivo caracterizar as determinações da política educacional durante o regime militar (1964-1985). O método de pesquisa escolhido foi o da coleta de dados bibliográficos, colhendo os dados de diferentes fontes. Considera-se que à medida em que a sociedade vai se modificando, a escola precisa se adaptar à realidade. Isso é perceptível pelo estudo entre o contexto social e a educação a partir das mudanças curriculares até as influências na prática pedagógica. Partindo deste entendimento, ao iniciar o mestrado em História da Educação, foi levantado o interesse em responder ao seguinte questionamento: quais os princípios e diretrizes da educação brasileira no período militar de 1964 a 1985? O estudo foi desenvolvido tomando como base teórica autores como René Armand Dreifuss, Thomas Skidmore, Elio Gaspari, Alexandre Tavares do Nascimento Lira e Maria Lúcia de Arruda Aranha, para que se pudesse melhor evoluir em conhecimento em relação à temática estudada. Foram selecionados conteúdos de livros didáticos utilizados no período da ditadura civil militar no Brasil, com vistas a entender como os conteúdos curriculares eram tratados nesse período.


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