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Vozes que ecoam cotidianos escolares em São Roque, SP: EMEF Barão de Piratininga

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Resumo / Abstract

Esta tese defende que a educação é o ponto fulcral para a transformação social. Para tanto, analisa aspectos do cotidiano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão de Piratininga, na cidade de São Roque/SP. Busca entender como se dá o processo de ensinar-aprender nesta escola no ano de 2020, com foco no período diurno, nas turmas de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Dialoga com professores e estudantes, sujeitos desse cotidiano, na intenção de compreender o processo educativo em um ano que começou com aulas presenciais e abruptamente passou para um ensino híbrido e virtual, com o aumento de casos da Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2. Para analisar a ação educativa e encontrar possíveis respostas para o que permeia o coletivo da escola pública, conversa com alguns conceitos de Felix Guattari, Nilda Alves e Paulo Freire. Conhecer a realidade nos/dos/com os cotidianos da EMEF Barão de Piratininga, identificando as suas potencialidades e os seus desafios trouxe, nesta tese, uma contribuição para práticas pedagógicas focadas no desenvolvimento de estudantes, como sujeitos históricos, com potencial para transformar a sociedade, possibilitando um mundo mais igualitário. A opção metodológica de trazer os sujeitos envolvidos no processo para um diálogo, narrando esse cotidiano escolar, apoia-se na produção do conhecimento e das possibilidades da realidade vivida, considerando a produção de subjetividades nesse espaço e tempo. São aqui observados e documentados como a escola recebe e acolhe os alunos, os modos como os professores se preparam para as aulas, levando em conta o perfil individual dos alunos e, também, como os alunos e alunas produzem as relações entre os conteúdos apresentados e seu mundo vivido. Enquanto se constata que o grande tesouro do “Barão” são as pessoas que o frequentam, e entendendo as infinitas possibilidades existentes no corpo vivo que pulsa nesse espaço, observa-se a dura realidade social que evidencia o imenso abismo entre a escola pública e a privada neste país, ainda mais escancarado durante a pandemia. Esta tese evidencia os problemas vividos e denuncia os problemas gravíssimos nos sistemas públicos de educação, enfatizando a urgência do olhar atencioso e respeitoso do Poder Público para com suas escolas formadoras de cidadãos, atores da transformação social. Vozes que ecoam nesta tese e continuarão ecoando com a escrita do livro pelos professores dessa escola sobre práticas pedagógicas, que reflete a inquietação do exercício de ser professor(a) do povo, para o povo e com o povo.


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