Repositório Institucional da UNISO
 

Projeto experimental de relações públicas para a escola Chácara Viva a Vida

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Resumo / Abstract

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um Projeto Experimental de Relações Públicas para a Escola Chácara Viva a Vida, e tem como objetivo aumentar o impacto da imagem institucional e da marca da escola, enfatizando os seus diferenciais, tais como a filosofia educacional humanista e a aprendizagem integrada à natureza, compreendendo o perfil, a percepção e o conhecimento dos seus públicos em relação aos serviços prestados. Para tal, após compreender a organização-cliente por meio do briefing, utilizou-se da metodologia de Fábio França (2011) para verificar os públicos que necessitam de maior atenção nas ações de comunicação, e resultou-se nos públicos não essenciais, especificamente em relação ao relacionamento com os sindicatos, e os públicos essenciais de sustentação primária, o que inclui funcionários, professores, prestadores de serviços, pais e alunos. Em seguida, por meio da análise estratégica e do modelo de relações públicas e papel do comunicador, identificou-se a necessidade da aplicação de duas pesquisas de opinião aos 23 funcionários da escola e aos 62 pais dos alunos, para constatar a necessidade de, além de fortalecer a comunicação interna, promover o caráter estratégico, articulado e simétrico de mão dupla na organização por meio das demais ações comunicacionais, articulando-as aos objetivos institucionais e pedagógicos da escola. Com esses dados, realizou-se o diagnóstico das problemáticas existentes bem como um mapa estratégico para identificar as potencialidades da organização-cliente para, por fim, propor um Plano de Relações Públicas envolto de ações objetivando sanar as problemáticas de comunicação existente para melhor viabilização perante seus públicos de interesse.


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