Repositório Institucional da UNISO
 

Cenopoesia como prática pedagógica em tempos de pandemia

Imagem de Miniatura

Data

2021

Tipo de documento

Monografia / TCC

Curso

Teatro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este trabalho objetivou compreender como a cenopoesia, sendo uma prática pertencente à cultura popular, pode contribuir com o papel do professor de arte na educação formal, em tempos de pandemia, por meio de práticas e princípios cenopoéticos no desenvolvimento de cortejos, vídeo apresentação e jogos de improvisação. A partir de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, as perspectivas teóricas buscaram seus referenciais em Maria Josevânia Dantas, cenopoeta Ray Lima, Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. Dessa forma, analisamos as práticas desenvolvidas por intermédio do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Sorocaba e aula de Teatro da Escola Baú de Arte e Cultura, em seus diversos contextos. Para além de uma experiência estética, as práticas cenopoéticas possibilitam também uma interação prática, por meio de ações dialógicas estabelecidas entre os educandos, valorizando seus próprios saberes e repertórios e estimulando, além de seu saber sensível, sua autonomia, levando em conta suas potencialidades criativas.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item