Percepções de estudantes de fonoaudiologia sobre a ocorrência de violência universitária
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Introdução: A Universidade tem atualmente o papel de auxiliar os alunos para que tenham uma opinião formulada e crítica diante de sua realidade social. É notório o impacto negativo da violência em diferentes contextos e na Universidade a sua ocorrência pode afetar diretamente o desempenho acadêmico, a adaptação e a permanência estudantil das vítimas. Objetivo: Investigar a percepção de graduandos do curso de Fonoaudiologia de uma Universidade privada do Estado de São Paulo sobre a ocorrência de violência universitária. Método: Participaram 51 estudantes que responderam a uma escala estruturada com 22 afirmativas sobre situações de violência no ambiente universitário com uma Escala Likert de 4 pontos (1 – nunca; 2 – raramente; 3- às vezes; e 4 – sempre). Os resultados foram analisados, adotando medidas de frequência simples para a identificação das categorias de respostas. Resultados: Foram identificados diferentes tipos de ocorrência de violência, referente a relação estudante-estudante e estudante-professor, principalmente envolvendo questões de machismo e desempenho acadêmico. Conclusão: A partir das percepções dos estudantes, foi possível observar que os participantes reconhecem a presença de violência no ambiente universitário.