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Perfil cognitivo-linguístico e alimentar de crianças nascidas de mães infectadas pela COVID-19

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Data

2023

Tipo de documento

Artigo / TCC

Curso

Fonoaudiologia

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Resumo / Abstract

INTRODUÇÃO: A pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 trouxe sérias implicações em relação à saúde física e mental da população, incluindo a de gestantes infectadas pela COVID-19. Pouco se sabe a respeito da transmissão vertical do vírus e de possíveis comprometimentos para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças cujas mães foram ontaminadas durante a gestação. OBJETIVO: Investigar o desenvolvimento infantil e da alimentação de crianças nascidas de mães que foram contaminadas pelo vírus SARS-CoV-2 durante a gestação e identificar possíveis atrasos em ndicadores de desenvolvimento. MÉTODO: Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, parecer de número 5.440.030. Participaram da pesquisa 41 crianças que nasceram no período de janeiro de 2021 a agosto de 2021, cujas mães testaram positivo para a COVID-19 durante a gestação. Para investigar o desenvolvimento da alimentação e fatores de risco para disfagia foi aplicado o Instrumento de Rastreio para o Risco de Disfagia Pediátrica (IRRD-Ped). Para a investigação do desenvolvimento linguístico, social e cognitivo foi utilizado o Ages & Stages Questionnaires (ASQ3) nos cinco domínios: Comunicação, Coordenação motora ampla, Coordenação motora fina, Resolução de problemas e Pessoal/social. Os dados foram descritos através de frequências absolutas e percentuais e por meio de média, desvio-padrão, mínimo, mediana e máximo. Para analisar a associação entre as variáveis de interesse foi utilizado o modelo de regressão de Poisson. O pós-teste de Tukey foi utilizado para as comparações múltiplas. RESULTADO: Em relação ao risco de disfagia, 17% das crianças apresentaram alteração no IRRD-Ped, com associação positiva das variáveis prematuridade, peso ao nascimento, valor do Apgar no primeiro minuto e internação da criança pós-nascimento. Já em relação ao desenvolvimento infantil, os domínios pessoal/Social, seguidos de Coordenação motora fina e Resolução de Problemas foram os de melhor desempenho. O pior desempenho foi observado no domínio Comunicação, seguido da Coordenação motora ampla. A prematuridade, peso ao nascimento, valor do Apgar e necessidade de internação da criança pós nascimento foram variáveis associadas ao baixo desempenho nos domínios avaliados. CONCLUSÃO: Não foi observado risco de disfagia na maioria das crianças nascidas de mães contaminadas com COVID-19 durante a gestação. Já em relação ao desenvolvimento infantil, foi observado risco de atraso do desenvolvimento com maior prejuízo no domínio envolvendo Comunicação seguido de alteração da Coordenação Motora Ampla.


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