Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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- Monografia / TCCUma discussão sobre a operação de radiciação: origem, aplicações e divergências(2024) Karas, Andre Luis do Espirito SantoEste trabalho aborda a matemática como ciência e linguagem, dando ênfase à operação de radiciação, sua definição, aplicação e contradições envolvendo seu uso, as quais justamente explicitam como a matemática possui forte caráter linguístico e existe como linguagem humana criada para explicitar processos lógicos, podendo ser aplicada e correlacionada com fenômenos ocorrentes no universo físico ou apenas em âmbito abstrato e imaginativo. Para tal fim, são expostos e discutidos documentos os quais descrevem o surgimento da radiciação e suas realizações, definições e formalizações posteriores, e principalmente, as variadas interpretações e claras contradições da operação, a depender do contexto utilizado, a fim de mostrar que, como qualquer linguagem, os elementos da matemática podem se comportar das mais variadas maneiras.
- Monografia / TCCTranstorno do espectro autista na educação matemática(2024) Melo, Atai da SilveiraAo ingressar no curso de matemática, por uma fala do prof. Mestre Coordenador Alvesmar, sobre oficina para alunos portadores de deficiências, ali observando a sua fala sobre a proposta veio o interesse na pesquisa, dentro de uma aula de Psicologia da educação soube um pouco mais sobre esses alunos e a inclusão, ali despertou o interesse pelo aluno TEA, devido à falta de formação e capacitação dos profissionais na área da educação com alunos diagnosticados, o TEA comumente chamado de autismo, segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), refere se a uma série de condições por algum grau de comprometimento na fala, interesses em atividades repetitivas, são únicas, não possui cura, as manifestações são percebidas a partir 0 a 6 anos com limitações especiais e sociais. (Cunha 2015, p 27), Cunha propõe o acolhimento, respeito e diálogo, com intuito de compreender mais sobre o autismo, hipótese acredita-se que através de publicações já existentes, diretrizes e criando um ambiente de acolhimento para esse aluno, materiais que possam motivar ele ao aprendizado, interação social, desenvolvimento das metodologias aplicadas, a inclusão ocorra de forma agradável a todos alunos.
- Monografia / TCCRecomposição de aprendizagem: uma nova abordagem do ensino da matemática(2024) Silva, Caroline Miranda daO surgimento do termo “Recomposição de Aprendizagem” foi impulsionado pela pandemia de COVID-19, com o intuito de atender à demanda do cenário da educação brasileira no processo de retorno ao ensino presencial. Trata-se de um conjunto de intervenções pedagógicas que visam recompor as habilidades e competências defasadas durante o período de fechamento das escolas. O objetivo principal deste trabalho é entender e compreender o que é a recomposição de aprendizagem e como ela é fundamental para promover a construção de uma educação de qualidade após a pandemia, com foco na educação matemática nos anos finais do ensino fundamental. Portanto, a partir da pesquisa bibliográfica busca-se apresentar a definição de recomposição e suas implicações no ensino, além de mostrar sua relevância na educação matemática para superar as defasagens, pois se configura como uma estratégia que contribui para o desenvolvimento acadêmico do aluno diante das consequências no aprendizado devido ao afastamento da escola de modo presencial.
- Monografia / TCCInovações pedagógicas no ensino da matemática: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)(2024) Coelho, Stella de SouzaAs estatísticas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e os estudos já existentes na área mostram a dificuldade e desmotivação para aprender matemática, afetando a formação acadêmica dos estudantes. Buscando transformar esse cenário, este trabalho mostra como as metodologias tradicionais podem prejudicar esse processo, produzindo estudantes passivos que não participam ativamente do processo de aprendizagem. Em contrapartida os benefícios da ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), que desafia os estudantes a resolverem problemas reais, muitas vezes cotidianos, promovendo maior engajamento e compreensão prática dos conteúdos. A aplicação da ABP se mostrou eficaz no ensino da matemática, com fácil aplicação nas escolas, mas o presente trabalho defende que algumas mudanças na estrutura do ambiente escolar tornariam esse processo mais dinâmico e mais atrativo para os estudantes.
- Monografia / TCCCaminhos para o desenvolvimento do pensamento algébrico no ensino fundamental 2(2024) Domingues, Isabelle QuintinoEste estudo aborda os caminhos para desenvolver o pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental 2, além de como os estudantes interpretam a álgebra, a falta de interesse e rejeição pela matéria, como fazer com que os estudantes aprendam e desenvolvam a linguagem algébrica e como objetivo investigar estratégias eficazes para esse desenvolvimento. A metodologia de caráter qualitativa foi baseada em estudos científicos que incluiu o tema sobre o desenvolvimento algébrico no Ensino Fundamental 2, em que os dados foram obtidos a partir da interpretação e análise profunda de estudos publicados. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de conectar a álgebra ao cotidiano dos alunos, utilizando situações-problema e materiais manipulativos; promover a resolução de problemas e a investigação matemática; utilizar tecnologias digitais como ferramentas de ensino e aprendizagem; e valorizar o papel do professor como mediador do conhecimento. Em conclusão, foi analisado que, a introdução formal da álgebra ainda é realizada nas escolas, sendo dissociada das experiências cotidianas dos alunos, podendo gerar dificuldades de compreensão e, consequentemente, aversão à matéria, e a forma de alterar isso, é através de uma abordagem pedagógica que valorize a compreensão conceitual, a resolução de problemas e a autonomia dos alunos, buscando conectar os conteúdos matemáticos à realidade.
- Monografia / TCCEscape room como estratégia metodológica no ensino da geometria(2022) Villalba, Giovanna Buzzetti; Pastorello, Nathalia BustoEsse trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia metodológica inovadora no ensino de conteúdos matemáticos. Através de uma pesquisa bibliográfica buscamos identificar os benefícios das metodologias ativas na perspectiva da Educação Matemática fundamentadas em D’ Ambrosio (2021), Esquivel (2017) e Aiub (2020). Elaboramos um Escape Room tendo as relações geométricas e o cotidiano dos alunos como orientação principal, aplicamos nas turmas de 6º e 9º anos de uma Escola Estadual da cidade de Sorocaba e mostramos toda a sequência didática e os resultados obtidos. A relevância desta pesquisa está em contribuir com os educadores matemáticos no ensino desta ciência de modo que o aluno seja o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no método investigativo e na construção do conhecimento.
- Monografia / TCCCálculo de áreas de figuras planas: ensino através da ludicidade(2022) Rodrigues, Andréia RibeiroO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática sobre o tema cálculos de áreas de figuras planas, especificamente a introdução das expressões numéricas, voltada a alunos do 7o ano do Ensino Fundamental por meio de uma abordagem lúdica pautada no processo de aprendizagem indutivo. Para alcançar tal objetivo realizamos uma pesquisa bibliográfica. Os referenciais teóricos norteadores são: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os autores Eva Maria Siqueira Alves (2001), Ubiratan D’Ámbrosio (1996), João Pedro da Ponte, Joana Brocardo e Hélia Oliveira (2006). Para desenvolver a sequência didática fundamentamo-nos nas habilidades e competências da BNCC e metodologias lúdicas que possibilitem ao aluno a construção das expressões por meio da composição e decomposição das figuras geométricas. A proposta é relevante para o ensino da matemática pois apresenta uma possibilidade de ensinar conceitos matemáticos de Geometria através da experimentação, investigação e ludicidade dando ênfase a criatividade.