Cálculo de áreas de figuras planas: ensino através da ludicidade
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática sobre o tema cálculos de áreas de figuras planas, especificamente a introdução das expressões numéricas, voltada a alunos do 7o ano do Ensino Fundamental por meio de uma abordagem lúdica pautada no processo de aprendizagem indutivo. Para alcançar tal objetivo realizamos uma pesquisa bibliográfica. Os referenciais teóricos norteadores são: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os autores Eva Maria Siqueira Alves (2001), Ubiratan D’Ámbrosio (1996), João Pedro da Ponte, Joana Brocardo e Hélia Oliveira (2006). Para desenvolver a sequência didática fundamentamo-nos nas habilidades e competências da BNCC e metodologias lúdicas que possibilitem ao aluno a construção das expressões por meio da composição e decomposição das figuras geométricas. A proposta é relevante para o ensino da matemática pois apresenta uma possibilidade de ensinar conceitos matemáticos de Geometria através da experimentação, investigação e ludicidade dando ênfase a criatividade.