Escape room como estratégia metodológica no ensino da geometria
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia metodológica inovadora no ensino de conteúdos matemáticos. Através de uma pesquisa bibliográfica buscamos identificar os benefícios das metodologias ativas na perspectiva da Educação Matemática fundamentadas em D’ Ambrosio (2021), Esquivel (2017) e Aiub (2020). Elaboramos um Escape Room tendo as relações geométricas e o cotidiano dos alunos como orientação principal, aplicamos nas turmas de 6º e 9º anos de uma Escola Estadual da cidade de Sorocaba e mostramos toda a sequência didática e os resultados obtidos. A relevância desta pesquisa está em contribuir com os educadores matemáticos no ensino desta ciência de modo que o aluno seja o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no método investigativo e na construção do conhecimento.