Repositório Institucional da UNISO
 

O paradigma emergente e suas implicações pedagógicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este trabalho traça uma análise a respeito de como se processa a educação atual 10 país e em paralelo busca refletir sobre qual é o seu verdadeiro e legítimo papel. Pautado em pesquisas tcóricas sobre o conhecimento, com finalidade de compreender a natureza, universo e próprio ser humano. Através de uma analisa reflexiva e crítica, : autora propõc como objetivo deste trabalho: formação do ser humano integral, um ser dotado de corpo, mente espírito, pautado na etnomatemática, isto é, uma teoria geral. do conbecimento, sob uma visão holística um enfoque. transdisciplinar, algo que vai a encontro_de uma nova tendência da educação, delineada pelo paradigma emergente. Para uma compreensão plena dos temas abordados, a autora percorreu os mesmos caminhos do homem na busca 02 do conhecer e do conhecer-se: uma análise dos paradigmas, suas rupturas o surgimento de um novo paradigma da ciência, denominado paradigma emergente. Citado por inúmeros cientistas, entre eles: Fritjof Capra, em A Teia da Vida (1996); Maria A Candida de Moracs, em O Paradigma Educacional Emergente (2000); David Bohm, em A Totalidade e a Ordem Implicada (1992) c Boaventura de Souza Santos, em Um Discurso Sobre as Ciências (1998); tal paradigma está alicerçado, através de contribuições de várias áreas do conhecimento, ocorridas partir das primeiras décadas do século passado, advindas da física quântica e da teoria da relatividade, da química e da biologia organimística. A autora traça uma análise sobre o que aprender. A partir das descobertas das biociências e das teorias da cognição, ocorrido principalmente nas últimas décadas de acordo Hugo Assmann (1998 e 2001). Maturarna e Varela (1995) e Ilya Prigogine (1996 e 1997), tem-sc que ser humano aprende com toda sua é corporeidade, isto é, entre processos cognitivos e vitais, envolvendo todos os seus sentidos, onde as vivências as do aprendizado pleno assentam-se sobre duas dimensões: o saber e o ser. Dentro desta visão transdisciplinar do que é a vida, aludindo-se O fato de Juc conhecimento é um todo integrado, sendo impossível a sua plena compreensão dentro da limitação do reducionismo disciplinar, tece-se o cenário para análise reflexiva da morfogênese do conhecimento, sendo parâmetro de uma didática pedagógica, com ênfase ao aspecto sócio político. Tendo como metas delinear caminhos serem seguidos para se alcançar o objetivo da educação que é a formação plena do scr humano integral, isto é, fazer aflorar e desenvolver todas as suas potencialidades, para um convívio solidário, num mundo mais harmonioso e feliz.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item