Ensino de química: acessibilidade para cegos através de material didático
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
O objetivo deste trabalho é elaborar material didático para que os alunos tenham mais recursos para facilitar a compreensão de assuntos abordados no ensino de química. Para este trabalho a metodologia baseou-se no levantamento bibliográfico tendo como referência os autores Sylvia Nunes e José Fernando Bitencourt Lomônaco. A falta de acessibilidade ainda é muito grande apesar do número de alunos cegos nas universidades ter aumentado a metodologia de ensino-aprendizagem foi desenvolvida para alunos que enxergam reforçando o estigma da disciplina de química ser considerada por muitos uma matéria visual, porém com os materiais certos juntos de uma fala mais adequada do professor é possível torná-la mais palpável. Portanto, a importância deste trabalho é fornecer materiais para ajudar o professor a tornar a sala de aula um ambiente mais acessível e inclusivo trazendo novas formas de aplicabilidade da matéria e se possível, possibilitar uma melhoria no entendimento dos alunos não só com dificuldades sejam elas, físicas ou cognitivas, mas aos demais alunos sem deficiência. Fazendo com que a disciplina de química que por muitos é conhecida como uma matéria visual torne-se cada vez mais palpável.