Valores e virtudes vivenciados por professores e estudantes de cursos de pedagogia
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A presente pesquisa tem como objeto investigar os valores e as virtudes vivenciados por professores e estudantes de Cursos de Pedagogia em quatro IES localizadas no estado de São Paulo. A temática surgiu a partir de discussões realizadas no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Informação (GPESTI) e aborda o papel da Educação Superior na formação dos cidadãos, em uma sociedade cada vez mais plural. A questão de pesquisa foi: quais e como valores e virtudes foram vivenciados por estudantes, professores e coordenadores de cursos de Pedagogia em Instituições de Ensino Superior no estado de São Paulo? Partiu-se da premissa de que a vivência em valores e virtudes no Ensino Superior por meio da educação em valores pode contribuir para a formação humana. Como objetivo geral, buscou-se compreender quais e como valores e virtudes são vivenciados por estudantes, professores e coordenadores em cursos de Pedagogia. Como objetivos específicos, procurouse realizar o levantamento e sistematização dos valores e virtudes; identificar e descrever os valores e virtudes vivenciados por estudantes, professores e coordenadores nas IES; e, elencar como a educação em valores e virtudes no Ensino Superior aparece nos documentos institucionais: Plano de Curso, Projeto Político-Pedagógico e Matriz Curricular das IES participantes. Os procedimentos de pesquisa compreenderam a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, estudo de campo e análise documental. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado questionário online, elaborado por meio da plataforma Google Forms®. Nas questões abertas, a análise dos dados foi feita, tendo por parâmetro o Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989) e, nas fechadas, análise descritiva, utilizando o Microsoft Excel®. Os resultados obtidos apontaram a vivência dos valores e de virtudes no cotidiano das IES em momentos como: Aulas, Eventos e Componentes Curriculares Específico; e por meio de estratégias de aula como: Aula Expositiva, Discussão (debate) e Estudo de texto. A relevância da pesquisa está em articular conceitos e ideias sobre comunidade, educação em valores e formação humanista.