Repositório Institucional da UNISO
 

Valores e virtudes vivenciados por professores e estudantes de cursos de pedagogia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Tipo de documento

Tese

Curso


Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A presente pesquisa tem como objeto investigar os valores e as virtudes vivenciados por professores e estudantes de Cursos de Pedagogia em quatro IES localizadas no estado de São Paulo. A temática surgiu a partir de discussões realizadas no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Informação (GPESTI) e aborda o papel da Educação Superior na formação dos cidadãos, em uma sociedade cada vez mais plural. A questão de pesquisa foi: quais e como valores e virtudes foram vivenciados por estudantes, professores e coordenadores de cursos de Pedagogia em Instituições de Ensino Superior no estado de São Paulo? Partiu-se da premissa de que a vivência em valores e virtudes no Ensino Superior por meio da educação em valores pode contribuir para a formação humana. Como objetivo geral, buscou-se compreender quais e como valores e virtudes são vivenciados por estudantes, professores e coordenadores em cursos de Pedagogia. Como objetivos específicos, procurouse realizar o levantamento e sistematização dos valores e virtudes; identificar e descrever os valores e virtudes vivenciados por estudantes, professores e coordenadores nas IES; e, elencar como a educação em valores e virtudes no Ensino Superior aparece nos documentos institucionais: Plano de Curso, Projeto Político-Pedagógico e Matriz Curricular das IES participantes. Os procedimentos de pesquisa compreenderam a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, estudo de campo e análise documental. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado questionário online, elaborado por meio da plataforma Google Forms®. Nas questões abertas, a análise dos dados foi feita, tendo por parâmetro o Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989) e, nas fechadas, análise descritiva, utilizando o Microsoft Excel®. Os resultados obtidos apontaram a vivência dos valores e de virtudes no cotidiano das IES em momentos como: Aulas, Eventos e Componentes Curriculares Específico; e por meio de estratégias de aula como: Aula Expositiva, Discussão (debate) e Estudo de texto. A relevância da pesquisa está em articular conceitos e ideias sobre comunidade, educação em valores e formação humanista.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item