Repositório Institucional da UNISO
 

Desenvolvimento profissional docente: vivência baseada em colaboração de professores da educação superior

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Tipo de documento

Tese

Curso


Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

O presente estudo trata do Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Superior a partir de uma intervenção baseada em colaboração. A formação de professores universitários, no sentido de qualificação científica e pedagógica, é um dos fatores básicos da qualidade da Educação Superior, porém a maioria dos professores possui lacunas na sua formação pedagógica e atuação docente, demonstrando dificuldades na adoção e utilização de metodologias, estratégias e materiais de apoio. Ao mesmo tempo, práticas inovadoras e exitosas de docentes se limitam às suas salas de aulas isoladas do restante da comunidade acadêmica. Assim, essa pesquisa buscou investigar qual a correlação entre colaboração e o desenvolvimento profissional docente na Educação Superior. O objetivo principal da pesquisa foi propor um programa de desenvolvimento profissional docente baseado em colaboração, para professores da Educação Superior. Para isso, foram realizados os seguintes procedimentos: uma coleta de dados diagnóstica com um grupo de professores universitários de diferentes áreas; uma vivência de um modelo de desenvolvimento profissional docente baseado em colaboração; e, por fim, uma coleta de dados a respeito da evolução sobre os conceitos: Motivação, Objetivos, Didática, Avaliação e Reflexão sobre a prática. Os resultados revelam que os docentes do Ensino Superior, em sua maioria, carecem de formação pedagógica; desconhecem conceitos básicos para competência docente e as práticas e estratégias de aula de outros professores; o modelo proposto pode estimular a colaboração entre professores para inovarem suas práticas de ensino-aprendizagem, desenvolver conceitos básicos para atuação docente, e estimular a reflexão sobre suas práticas.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item