Repositório Institucional da UNISO
 

A ressignificação da biblioteca universitária: uso de espaços educativos em instituições de ensino superior de Sorocaba/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024

Tipo de documento

Dissertação

Curso


Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Responsável

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta dissertação de mestrado tem como foco o espaço físico e as ações educacionais da biblioteca universitária como locus de ensino. A intenção é analisar o espaço físico da biblioteca universitária na perspectiva do novo paradigma da biblioteca física como espaço ativo de aprendizagem e suas funções multivariadas sob a perspectiva do bibliotecário. A pesquisa é baseada em revisão bibliográfica, livros, artigos científicos, teses e dissertações, além de entrevista com bibliotecários de instituições de ensino superior de Sorocaba-SP. A pergunta norteadora é: Que espaços e profissionais são necessários para que a biblioteca universitária seja dedicada à convivência e à troca de experiências para a comunidade local? Com as mudanças significativas nos últimos anos, observa-se que a biblioteca universitária é muito mais que emprestar livros. Elas funcionam como um espaço de lazer e entretenimento, promovendo ações culturais, eventos, networking e coworking, sendo consideradas espaços de convivência e de troca de experiências pela comunidade local. Assim, é necessário refletir se esses espaços e profissionais estão preparados para este novo momento. Como justificativa,acredita-se que a biblioteca universitária possa contribuir para a inserção do aluno no mercado de trabalho, visto que pode ajudar a desenvolver competências relevantes a a fim de auxiliá-lo a entrar e manterse no mercado de trabalho. Para esta pesquisa foram utilizados autores das áreas de biblioteconomia e de educação escolar com foco no ensino superior.


Descrição URL

Citação