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A influência da criação de jogos no ensino fundamental: contribuições para os processos de aprendizagem e desenvolvimento interpessoal

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Data

2024

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Esta dissertação trata de uma pesquisa cujo tema é o ensino de elementos da geometria plana por meio de jogos criados pelos estudantes, em uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental, através da Aprendizagem Baseada em Projetos, uma Metodologia Ativa de Ensino. A pergunta norteadora do trabalho é: como a criação dos jogos educativos e temáticos por parte dos alunos pode contribuir para a sua aprendizagem em aulas de matemática? O objetivo geral parte de duas investigações: “se” e “de que maneira” a criação de jogos temáticos e educativos pode contribuir para a aprendizagem em geral; e os específicos são: interpretar os resultados das avaliações pré-jogo e pós-jogo; observar a participação individual dos alunos envolvidos e intervenções necessárias durante o processo; explicitar os relacionamentos entre os participantes de um determinado grupo e como os grupos se relacionam entre si durante o desenvolvimento da pesquisa; identificar o grau de interesse demonstrado pelos alunos por esse tipo de abordagem, para que outros trabalhos com a mesma temática possam vir a ser realizados. Para fundamentar esta pesquisa foi abordado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal pois, na perspectiva de Vigotski, as atividades realizadas em colaboração podem criar possibilidades para o desenvolvimento, assim como a afetividade, sob a perspectiva de Wallon, no sentido de contribuir com desenvolvimento do indivíduo. Os dados analisados foram coletados por meio de diários de bordo, desenvolvidos pelos grupos e pelo professor, por um questionário aplicado ao início e ao término da criação dos jogos e por meio da aplicação de um teste pré e pós-jogo. Os dados foram sistematizados de acordo com o nível de satisfação dos grupos na realização do trabalho, assim como a contribuição dele nas relações interpessoais. A relevância desta pesquisa está no fato de verificar se é possível que os processos de aprendizagem ocorram através da criação de jogos educativos e temáticos, averiguando de que maneira isso ocorre, assim como identificar de que forma essa abordagem pode contribuir nas relações interpessoais dos envolvidos.


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