Repositório Institucional da UNISO
 

Práticas pedagógicas inspiradas na abordagem Reggio Emilia durante a pandemia da COVID-19 no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023

Tipo de documento

Dissertação

Curso


Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A abordagem Reggio Emilia para a educação infantil é reconhecida como respeitosa e adequada à natureza da criança, por contemplar o protagonismo infantil, a colaboração, a cooperação, aprendizagem baseada em projetos e a expressão por meio de diferentes linguagens. A pandemia da COVID-19, iniciada em 2020, fez com que a escola adentrasse aos lares dos estudantes. Partindo da pergunta “Como foram desenvolvidas as práticas pedagógicas durante a pandemia?”, o presente estudo objetivou compreender como os professores desenvolveram suas práticas, em relação à interação e aos momentos formativos diante da nova configuração de ensino, gerada pelo isolamento obrigatório. A relevância desta pesquisa está em contemplar uma temática atual e necessária para compreender o processo de ensino e aprendizagem no contexto pandêmico. O delineamento da pesquisa envolveu levantamento bibliográfico e estudo de campo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores e equipe gestora das escolas e análise documental. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A técnica de análise dos dados coletados selecionada foi a análise de conteúdo. Os resultados coletados apontaram para a utilização de atividades lúdicas que possibilitaram a exploração de diferentes materiais pelas crianças, além disso, o estudo mostra que houve um comprometimento na qualidade da interação durante a pandemia.


Citação