O “ser e “fazer” do relações-públicas na promoção da abertura parlamentar, transparência pública e participação cidadã
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
O objetivo deste trabalho é descrever e analisar iniciativas para promover a abertura parlamentar, a transparência pública e a participação cidadã nas câmaras municipais da Região Metropolitana de Sorocaba. A pesquisa tem como base teórica os pressupostos e diretrizes da comunicação pública, comunicação organizacional e das relações públicas. Foram identificadas 31 iniciativas classificadas por sua natureza e função, por meio de uma abordagem descritiva, bibliográfica e documental de natureza quantitativa. Além disso, foi realizada uma Pesquisa-Ação que resultou em um Plano de Ação para implementação de iniciativas de parlamento aberto nas câmaras municipais. Constatou-se que 69% das câmaras municipais têm instrumentos que promovem a transparência pública e a participação cidadã nas câmaras, mas é necessário organizá-los em uma Política de Parlamento Aberto com conceitos, diretrizes e estratégias para fortalecer a comunicação, a transparência pública e a participação cidadã na Região.