Repositório Institucional da UNISO
 

O impacto da leitura no aprendizado: um olhar em função do desenvolvimento de pensamento crítico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024

Tipo de documento

Artigo / TCC

Curso

Letras: Português/Inglês

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

O avanço da tecnologia transformou os hábitos de leitura e os processos de aprendizagem, especialmente entre as gerações mais jovens. Este artigo examina o impacto da leitura voltadas para o contexto escolar e seus papéis na aprendizagem. O objetivo é compreender como a prática de leitura, explorando o trabalho por meio de gêneros, pode influenciar o desenvolvimento de habilidades críticas do aluno na educação básica. Também, entender o impacto na compreensão e reflexão do aluno. A pesquisa propõe uma análise em perspectiva dialógica de Bakhtin,1997; Brait, 2006). Teoricamente fundamenta-se em autores como Stetsenko (2018; 2024) e Freire (1968) que apontam o papel da educação no desenvolvimento do pensamento agentivo e crítico dos jovens. O estudo resulta na importância da leitura como uma forma de resistência às ideologias opressoras e a defende como um pilar essencial para a formação de cidadãos conscientes em ambientes de aprendizado moderno.


Citação