Repositório Institucional da UNISO
 

Uma aplicação combinada do design thinking e a estratégia prospectiva (foresight) como subsídio ao planejamento estratégico de cursos de nível superior

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024

Tipo de documento

Tese

Curso


Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Profeta, Rogério Augusto
Reitor e Professor

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A imprevisibilidade, a complexidade, a ambiguidade e as incertezas experimentadas nos tempos atuais crescem exponencialmente em direção ao futuro. Este trabalho aborda a importância premente de um plano estratégico efetivo para um curso tecnológico de nível superior, levando se em conta as observações mencionadas. Para tanto, propõe-se combinar a utilização das metodologias de design thinking e estratégia prospectiva, buscando a adaptação inovadora como tática para adequação a este ambiente caótico. O objetivo geral da pesquisa é determinar, no presente, estratégias com vistas ao futuro e, de forma proativa, antecipar-se às tendências nos campos da política, economia, sociedade, legislação e, principalmente, da tecnologia, tornando o curso viável sob todos os pontos de vista. O método utilizado segue uma abordagem de estudo de caso único com um enfoque incorporado, uma vez que se concentra em curso tecnológico de nível superior específico. As metodologias contemplam entrevistas com especialistas e usuários (Brainstorm/Delphi), pesquisas desk, mapas de empatia e de personas, combinadas com técnicas de estratégia prospectiva, como análise de impacto nas tendências, matriz de Incerteza e Impacto, análise estatística de Monte Carlo, roda de futuros e cenários alternativos. Os resultados obtidos reconhecem a importância de uma abordagem centrada no ser humano, tônica da ferramenta de design thinking, associadas às ferramentas de exploração de futuros plausíveis (foresight), para aumentar o valor percebido na relação ensinoaprendizagem, fornecendo subsídios para um plano estratégico robusto e confiável com um horizonte de cinco anos. Este trabalho conclui que a utilização do conjunto de ferramentas é relevante na busca de ações presentes e futuras que assegurem o sucesso e a perenidade do curso tecnológico em estudo, contribuindo para um avanço no campo da educação tecnológica, podendo ser, eventualmente, utilizado por outras instituições que apresentem desafios similares.


Citação