Repositório Institucional da UNISO
 

Quaestio: revista de estudos em educação

URI Permanente para esta coleção

A Quaestio: revista de estudos em educação é uma publicação de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, avaliada como Qualis A3, tem como objetivo a divulgação de trabalhos inéditos de docentes, pesquisadores e de pós-graduandos de instituições nacionais e internacionais na área de Educação Escolar que tratem, preferencialmente, de questões relacionadas à Educação Superior; Pesquisa em Educação; Cotidiano Escolar; Políticas Educacionais; Formação Docente e Fundamentos Educacionais. São aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol.

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo
    Onde estava a chave?: relatos tardios (e quase perdidos) de conversas cotidianas em uma escola na floresta
    A Escola Bosque do Amapá, Módulo Regional do Bailique, foi inaugurada em 1998, com a intenção de promover um ensino que buscasse na floresta e nos saberes da população local, os conhecimentos que construíssem o currículo e as práticas pedagógicas da escola, de forma a fortalecer a autonomia da comunidade e desenvolver economicamente a região sem a necessidade de estabelecer uma relação predatória com o meio ambiente. Durante minha estadia na Escola Bosque no ano de 2001, estabeleci uma série de conversas cotidianas com seus professores e professoras, especialmente aqueles(as) que não eram originários do Bailique, e esse texto constrói uma série de narrativas ficcionais, mas baseadas em situações reais, a partir dessas conversas e relatos, dando destaque às suas impressões, esperanças, desilusões, saudades, alegrias, tristezas e posicionamentos políticos, sociais e culturais.The School “Bosque do Amapá”, Regional Module of Bailique was open in 1998 in order to promote an education that searched for knowledge in the forest and in the local population to build the school curriculum and pedagogical practices in a way to strengthen the community autonomy and economically developthe region without the need to establish a predatory relationship with the environment. During my stay at Bosque School in 2001, I established a series of daily talks with teachers, especially the ones that were not from Bailique. And this text builds a series of fictional narratives, but based on real situations from these talks and stories focused on their impressions, hopes, disillusions, homesickness, happiness, sadness and political, social and cultural position.
  • Artigo
    Constituição do sujeito e a violência na escola
    Este artigo aborda a vivência da violência na escola e como ela se encrava na constituição do sujeito. A perspectiva de análise recai sobre os efeitos dessa violência no sujeito que a pratica e que a presencia no ambiente escolar, trazendo à tona elementos sociais e psicanalíticos desse fenômeno. O objetivo é mostrar a violência na escola como parte constitutiva do sujeito, de sua compreensão de si e do mundo que o cerca. É realizado um debate conceitual ao redor da violência, da violência na escola e da violência na constituição das crianças e adolescentes, a partir de uma revisão bibliográfica ao redor do debate sobre violência na escola e subjetividade. Os resultados mostram que a violência na escola decorre das realidades de seus alunos, a partir de seus anseios e questões internas que sofrem influência do contexto social, cultural, econômico e apresentam as limitações destes jovens frente à realização de seus sonhos, sendo que isso leva à agressividade e destrutividade, que convergem para a noção de violência.This paper addresses the experience of violence at school and how it is embedded in constitution of the subject. The perspective of analysis falls on the effects of this violence on the subject who practices it and who witnesses it in the school environment, bringing up social and psychoanalytic elements of this phenomenon. The objective is show violence at school as a constituent part of the subject, of his understanding of himself and world around him. A conceptual debate is carried out around violence, violence at school and violence in the constitution of children and adolescents, based on a bibliographic review around debate on school violence and subjectivity. The results show violence at school stems from the realities of their students, from their longings and internal issues that are influenced by the social, cultural, economic context and present limitations of these young people in the realization of their dreams, which leads aggressiveness and destructiveness, which converge to the notion of violence.