A fotografia na história da educação: fonte de pesquisa e memória
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Este trabalho tem por objetivo tecer considerações sobre as diversas visões passíveis de se imputar em qualquer método de análise de fotografias, entendidas, desde logo, como fontes de pesquisa e memória. Não se imagina obter com isto um método puro e científico de análise fotográfica, mesmo porque, pelos próprios elementos que são aqui apresentados, a eleição de um método único está longe de se consolidar no horizonte acadêmico. Este trabalho de pesquisa é um incentivo a se conectar diversas visões de estudos que servem de referência neste campo analítico e que muito contribui em apresentar os elementos que os mesmos tomam como verdadeiros e válidos para a obtenção de suas respectivas análises neste universo de imagens em particular, qual seja, o da fotografia. É didático aclarar e explicitar, desde este resumo introdutório, que a visão que ora se deposita sobre o presente tema é a visão interpretativa lançada sobre os métodos existentes de análise fotográfica, sobretudo na Educação. A orientação do olhar do leitor se faz necessária frente às múltiplas possibilidades de se conduzir o olhar, como se demonstrará no desenvolvimento deste estudo.