Repositório Institucional da UNISO
 

Os processos afetivos nas narrativas mediáticas : Girls Rock Camp Brasil

Resumo / Abstract

A alegria é um afeto que aumenta a capacidade de agir dos indivíduos, segundo Benedictus de Spinoza. Lugares que promovem a alegria são capazes de gerar mudanças individuais ou sociais? Esta pesquisa propõe compreender se o projeto social Girls Rock Camp Brasil promove o desenvolvimento de um lugar que gera o afeto alegria, causando mudanças individuais e coletivas. O projeto, criado em Sorocaba em 2013, atende a crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos e é organizado e desenvolvido durante uma semana por uma equipe de pessoas voluntárias. Utilizando a música como estratégia, o acampamento propõe o empoderamento feminista. Adoto o método híbrido de pesquisa por meio da pesquisa participante desenvolvida por Cicilia Peruzzo – pois integro a equipe do voluntariado do projeto desde 2017 – e do círculo hermenêutico desenvolvido por Paul Ricoeur para estruturar a tese e interpretar as narrativas analisadas. Para identificar como as pessoas participantes do Girls Rock Camp Brasil são afetadas, utilizo as narrativas mediáticas do documentário Todas as meninas reunidas, vamos lá!, que apresenta relatos de pessoas envolvidas com a criação do acampamento e sua organização, integrantes da equipe de voluntariado, crianças e adolescentes campistas e familiares das campistas. A análise e interpretação das narrativas são utilizadas, pois, dentro da concepção deste trabalho, são capazes de transmitir as experiências e os afetos de quem narra. O conceito de afeto é abordado pela perspectiva de Benedictus de Spinoza, que compreende que o desejo (conatus), a alegria e a tristeza são capazes de aumentar ou diminuir a potência de agir de quem é afetado por eles. A pesquisa justifica-se pelo ineditismo ao utilizar o conceito espinosano de afeto para identificar, na área da Comunicação no Brasil, de que maneira o afeto alegria pode gerar mudanças individuais e sociais. Sua pertinência se dá pela escassez de pesquisas envolvendo as narrativas mediáticas, os afetos e as mudanças sociais no contexto comunicacional. A relevância mostra-se pelo fato do trabalho apresentar resultados socialmente importantes. Por fim, a pesquisa aponta que projetos sociais fomentadores de espaços que geram alegria são capazes de transformar indivíduos e grupos ao aumentar suas potências de agir no mundo, propagando ações que podem resultar em transformações sociais.


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