Repositório Institucional da UNISO
 

Desempenho escolar em crianças prematuras: concepções de professores, pais e alunos

Imagem de Miniatura

Data

2003

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A melhora dos cuidados intensivos neonatais tem proporcionado a sobrevida de crianças com idades gestacionais cada vez menores. Muitos estudos contemporâneos direcionados à esta população de recém-nascidos prematuros, têm apontado para a relação entre prematuridade/ baixo peso e dificuldades escolares. Baseando-se nos pressupostos acima, conduziram-se os objetivos desta pesquisa que pretendeu analisar a concepção de professores, pais e alunos sobre o desempenho escolar de 10 crianças nascidas prematuras de baixo peso e que estavam cursando os primeiros anos do ensino fundamental. O estudo teve como participantes as mães das crianças, as professoras e as próprias crianças. Todos foram entrevistados, e os dados analisados. Obteve-se como principais resultados que o grupo de crianças com história de prematuridade e baixo peso aqui estudado, apresentou alguns comportamentos e dificuldades de aprendizagem comuns a todas, diferindo no grau de comprometimento em cada uma delas, como dificuldade de atenção, irrequietude motora, dificuldade no raciocínio lógico, escrita e leitura.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item