Repositório Institucional da UNISO
 

Representações sociais sobre AIDS e sua influência no ensino-aprendizagem de um grupo de alunas de enfermagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

1999

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Neste trabalho busquei através da teoria das representações sociais interpretar o comportamento das alunas de Enfermagem da PUC-Sorocaba, seus conhecimentos, sentimentos e atitudes com relação ao aprendizado sobre AIDS. A pesquisa foi realizada por meio de questionário semi-estruturado, sendo possível apurar que das 21 alunas pesquisadas, 83% demonstraram conhecer o conteúdo teórico, revelando um domínio do conhecimento científico, mas não necessariamente transpondo-o para sua vida pessoal. A análise permitiu ainda desvelar a representação social sobre a AIDS, caracterizando-a como doença epidêmica, que atinge a todos igualmente, é triste, incurável e fatal; o paciente provoca sentimentos de compaixão, pena, medo e preconceito. Apesar dessa realidade assumem o compromisso profissional de dar assistência a esse paciente. Interpretam como adequadas as ações das docentes reveladas durante o ensino, no contato com pacientes com HIV/AIDS. Finalmente foi possível apurar que a grande maioria das alunas não tem diálogo com os pais sobre: sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, anticoncepção e uso de drogas. O conjunto de conhecimentos advindos deste trabalho significou para mim, um marco importante porque, por meio dele, tenho pistas reais e seguras para direcionar e fundamentar minha prática pedagógica.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item