Análise do processo de colocação dos portadores de deficiência nas escolas municipais na cidade de Sorocaba/SP no ano de 1998
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Resumo / Abstract
Este trabalho pretende analisar a colocação de alunos portadores de deficiência nas escolas municipais na cidade de Sorocaba, no ano de 1998. Procura-se refletir sobre 3 aspectos que influenciam diretamente a forma sob a qual os portadores de deficiência são atendidos: a conceituação de deficiência, englobando diferentes classificações adotadas por entidades mundiais e nacionais; a escola considerada como parte integrante e influente do contexto social e, finalmente, os aspectos legislativos nos âmbitos federal, estadual e municipal que interferem diretamente neste tema. Realiza-se uma pesquisa objetivando coletar dados, tais como: número de alunos colocados, sexo, idade, tipo de deficiência apresentada e também algumas características do corpo docente que trabalha com estes alunos em sala de aula. Na tentativa de aclarar a predominância de uma ou outra característica relativa aos dados coletados, realiza-se uma análise matemática através de gráficos de barras e de setores. Finalmente, o trabalho apresenta a análise da autora e algumas sugestões que têm por principal objetivo melhorar o atendimento ao portador de deficiência nas escolas que fazem parte da rede regular de ensino.