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Guia de labirinto: análise do Guia do Livro Didático do MEC

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Data

1999

Tipo de documento

Dissertação

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Resumo / Abstract

Este trabalho divide-se em duas partes: uma geral e outra específica. Na parte geral, preocupei-me com a contextualização do documento a ser analisado, o Guia do Livro Didático, dentro do panorama educacional. Procurei aprofundar-me naquilo que é a peça principal do Guia, o livro, e explicitar alguns dos vários "olhares" relacionados a esse objeto que foram propostos por estudiosos ao longo dos tempos. Busquei também fazer a análise detalhada do Guia do Livro Didático, apontando aspectos que necessitariam de reflexão tais como: a) o Guia do Livro Didático não traz concepção de educação única, mas utiliza como referenciais teóricos aqueles que aproximam-se das teorias construtivistas, socio-construtivistas. b) o Guia legitima o livro didático da mesma forma como já vinha sendo elaborado. c) o Guia do Livro Didático não distingue qualitativamente o livro pelas resenhas apresentadas. A codificação dessas resenhas é feita pelo recurso iconográfico "estrelas" que, foram utilizadas para classificar os livros. d) o Guia apresenta multiplicidade de interlocutores e locutores o que torna o discurso do mesmo impreciso. e) o Guia no que diz respeito a Língua Portuguesa, reconhece a fragmentação do ensino em redação-gramática-literatura. E o Guia do Livro Didático não interferiu nas práticas escolares. A parte específica, fundamentada em estudo de caso realizado em 1998 com professores da rede pública de ensino de Sorocaba, São Paulo, levou-me à conclusão de que existe um conjunto de medidas relacionadas aos profissionais da educação (e não somente aos materiais) que precisaria ser posto em ação. Foi possível observar que nem o Guia do Livro Didático, nem qualquer instnamento que conflitue com o senso comum do professor tem alguma eficiência nas transformações das práticas escolares. A alteração (para melhor) em alguma ação pedagógica da sala de aula só será sentida a partir de investimentos na formação do docente e capacitações constantes, realimentadas ao longo do processo, que interfiram no grau de percepção e consciência do professor relativamente ás suas práticas.


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