Repositório Institucional da UNISO
 

A formação de profissionais em educação física: um estudo das representações sociais dos (as) estudantes da FEFISO/ACM de Sorocaba

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2000

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este estudo apresenta uma pesquisa desenvolvida com as representações sociais dos alunos e alunas recém-ingressos no Curso de Graduação da Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (FEFISO/ACM). A Associação Cristã de Moços (ACM) é uma entidade filantrópica, existente em mais de 150 países e mantém em Sorocaba uma Faculdade de Educação Física, a única do Brasil com esta particularidade. Para caracterizar a instituição e o local em que se desenvolveu a pesquisa, são apresentadas informações históricas da origem da ACM, da sua instalação na cidade de Sorocaba e especialmente da FEFISO/ACM. A sistematização destes acontecimentos históricos, a partir de entrevistas e pesquisas documentais, não são o objeto central deste estudo, mas sua construção leve o intento de tornar-se um registro legítimo da trajetória da Instituição para que possa ser empregado em outros estudos que necessitem destes dados. A legislação referente à formação de profissionais em Educação Física no Brasil é apresentada como suporte para a história local, na FEFISOlACM. A pesquisa propriamente dita, apresenta as representações sociais manifestas durante as entrevistas dos "calouros" ingressos no segundo semestre de 1998 e são discutidas por meio de análise de conteúdo. Nas revelações obtidas busca-se as prováveis interferências das representações sociais na construção de uma definição para o profissional em Educação Física. E tendo em vista que as representações sociais se constroem, circulam e são comunicadas no cotidiano das pessoas. pretende-se que o resultado revelado neste processo seja um incentivo para reflexão dos docentes da Educação Física em sua prática pedagógica, e torne-se um indicativo para outros estudos.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item