Desvelando a história da educação ambiental em Sorocaba
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Partindo do pressuposto de que a História é construída a partir de ações cotidianas de agentes sociais, anônimos ou não, resolvi resgatar a História da Educação Ambiental, em Sorocaba, por meio das falas de alguns personagens, além do cruzamento dessas informações com a análise documental presentes em publicações, manchetes de jornal, folhetos informativos, etc. Essa escolha metodológica deu-se pelo fato de acreditar que, desvelando falas, ficamos mais próximos de acontecimentos excluídos da história "oficial". O objetivo principal dessa dissertação é conhecer a prática pedagógica na educação ambiental em Sorocaba, para que, a partir daí, possam advir outras práticas sociais que englobem uma educação ambiental que não desconsidere questões sócio-econômicas. políticas, culturais e históricas que não podem estar ausentes no discurso ambientalista. Ao término da investigação percebi que a maior parte das atividades educacionais que acontecem em Sorocaba, sob o título de educação ambiental, aproximam-se mais de aulas de zoologia e ecologia, revelando, assim, uma representação social naturalista frente ao tema meio ambiente e educação ambiental - com preocupações preservacionistas e conservacionistas do meio ambiente, pouco considerando a ação do homem sobre o espaço ambiental por ele ocupado, no qual, aspectos sociais e antropológicos não podem ficar de fora.