Repositório Institucional da UNISO
 

Educação ambiental no cotidiano de escolas rurais de Itapetininga: a recuperação de matas ciliares

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Constantemente os assuntos relacionados à zona rural estão presentes nos meios de comunicação, através dos debates sobre as tecnologias de ponta para a produção agropecuária, com destaque para as sementes geneticamente modificadas e os movimentos sociais pela posse de terras. Mas a situação em que se encontram os pequenos agricultores, o uso inadequado dos agrotóxicos e a deterioração dos recursos naturais são pouco divulgados. Nesse contexto, está a escola rural ausente desses debates tão prementes às populações rurais. Afinal, não existe uma política educacional específica para a zona rural; o que vemos são escolas de modelo urbano instaladas na zona rural. A pesquisa aqui apresentada traz a discussão sobre a conservação e recuperação das matas ciliares, como uma alternativa para desenvolver a educação ambiental nas escolas rurais. No decorrer da pesquisa foram realizados quatro cursos de capacitação em educação ambiental para recuperação de matas ciliares destinados aos docentes, coordenadores(as) e diretores(as) de três escolas rurais da bacia hidrográfica do rio Capivari. A partir dos cursos foram plantadas 614 mudas de espécies nativas, em duas propriedades rurais e desenvolvidas atividades de educação ambiental voltadas à conservação e recuperação das matas ciliares. Para desenvolver as atividades propostas considerou-se o conhecimento científico acumulado sobre o tema e os fatores relacionados à cultura e às representações dos atores do processo. A pesquisa “Educação ambiental no cotidiano de escolas rurais de Itapetininga: a recuperação de matas ciliares” é uma experiência educativa, na qual a educação ambiental e as práticas pedagógicas do cotidiano mostram possibilidades de contribuição para a consolidação da educação escolar no âmbito rural.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item