O plano de ensino na prática docente
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Resumo / Abstract
O objetivo deste trabalho foi investigar a forma como os professores concebem o planejamento e lidam com os planos de ensino em sua prática escolar. A pesquisa, na dimensão educacional, buscou analisar os problemas pedagógicos na perspectiva global do complexo social. Com essa preocupação foram realizadas entrevistas com professores do ensino médio da rede pública estadual. As entrevistas forneceram subsídios para uma compreensão maior de como os professores entendem e elaboram o plano de ensino e como o articulam com o plano escolar e com o projeto político pedagógico. Os resultados obtidos apontaram que, de fato, o professor elabora o plano de ensino, mas há indícios de que não o articula suficientemente com a idéia de projeto, nem do ponto do ponto de vista pessoal, nem do coletivo. Apontamos como caminho, para uma solução possível, uma participação mais efetiva dos professores no processo educacional, sobretudo no estabelecimentos das metas a serem perseguidas, apoiados em valores socialmente acordados, enfim construindo um projeto que mais tarde será colocado em ação pelo planejamento. A negação pura e simples desta participação nos leva a planejamentos burocráticos e inócuos, carreando o professor a uma perigosa inversão, fazendo do conteúdo disciplinar um fim, quando na realidade é um meio, com conseqüências imediatas para a formação do corpo discente, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento das personalidades individuais e aos projetos pessoais de existência.