Repositório Institucional da UNISO
 

A educação inclusiva nas escolas de Itapetininga: um estudo sobre os portadores de deficiência mental

Imagem de Miniatura

Data

2005

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta dissertação teve como objetivo conhecer a educação inclusiva nas escolas da Rede Municipal de Itapetininga, utilizando para tanto uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa. Foram utilizados para este estudo, documentos oficiais, questionário e entrevistas com professores e diretores do ensino fundamental; investigou-se principalmente a inclusão do Deficiente Mental nas salas de aula regular. Como resultados gerais, a opinião de professores e diretores não difere significativamente, eles consideram importante a inclusão, benéfica aos alunos, embora admitam que as escolas especiais seriam melhores para os deficientes mentais. Ocorre participação dos deficientes mentais em atividades extra-aula, se a família permitir. Os sujeitos entrevistados argumentam que não basta colocar as crianças no mesmo espaço para que ocorra inclusão, mesmo assim a socialização é benéfica. Dentro de uma perspectiva de educação inclusiva, os conhecimentos, habilidades e valores a serem alcançados pelos alunos com necessidades educativas especiais, incluídos nas turmas do ensino comum, devem ser os mesmos propostos para os seus colegas. O que varia é o apoio que cada aluno deve receber em função de suas peculiaridades e os critérios de aquisição que forem mais convenientes a serem considerados nos processos de avaliação educacional.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item