Repositório Institucional da UNISO
 

O processo de inclusão do aluno surdo: expressões sobre o cotidiano escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este trabalho apresenta uma investigação com alunas surdas, que vivenciaram o cotidiano educacional em escola regular de ensino, ou seja, participaram do processo de inclusão da educação infantil até o ensino fundamental e médio. O objetivo principal foi compreender o que essas alunas dizem sobre a escola, como expressam suas experiências no ensino regular e quais os aspectos importantes por elas destacados nas relações escolares. Propor a escuta dessas alunas surdas inseridas no cotidiano escolar, pode oferecer subsídios para nortear discussões e ações de profissionais envolvidos com a questão do processo de inclusão na escola. Com um enfoque da pesquisa qualitativa, foi utilizado como procedimento de investigação encontros com atividades planejadas para proporcionar a discussão e expressão de opiniões e sentimentos com relação as experiências escolares, foram coletados dados por meio da escrita, desenho, dramatização, troca de papéis e atividade plástica, e também dados pessoais, da história familiar e de diagnóstico da surdez, assim como tratamento e história escolar, obtidos em prontuários da instituição em que recebem acompanhamento, todo procedimento de pesquisa foi autorizado pelas pessoas envolvidas na investigação em acordo com o comitê de ética. Os dados de prontuário forneceram um perfil das alunas surdas, todas com apoio familiar e institucional, e freqüências em escolas de ensino regular. Os relatos e expressões das alunas revelaram experiências reais por elas vivenciadas em situação escolar e a análise das expressões das alunas, apontaram para a necessidade de relações de apoio, amizade, apresentaram sentimentos de isolamento e dificuldades nas relações com amigos e professores. Relataram a dificuldade na aquisição de conhecimento acadêmico, pela postura do professor em desenvolver o seu trabalho sem o devido entendimento de alternativas pedagógicas e tecnológicas que poderiam ajudar o surdo. As alunas dessa presente pesquisa, enfocaram mais as questões de amizade, como fator importante para o processo de inclusão na escola.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item