Repositório Institucional da UNISO
 

Vai estudar vagabundo!: uma investigação sobre o imaginário docente a respeito do aluno vagabundo no terceiro grau

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A presente dissertação inscreve-se na linha de pesquisa "Conhecimento e Cotidiano Escolar" do Programa de Mestrado da Universidade de Sorocaba, seu propósito é analisar o imaginário de docentes do ensino superior sobre o aluno vagabundo. Inicialmente procede-se uma formulação conceitual, procurando distinguir vagabundo de mendigo, pobre ou charlatão. Destaca o despojamento e a irreverência no comportamento vagabundo e os contrapõem aos valores hegemônicos contemporâneos de utilidade, produtividade e competitividade. Apresenta historicamente grupos com características análogas às da vagabundagem que se investiga, ressaltando seus legados em termos de comportamentos e valores. Alinhava uma discussão teórica sobre a investigação do imaginário nas ciências sociais e contextualiza rapidamente a relação universidade e mercado na contemporaneidade. Por fim analisa depoimentos coletados em entrevistas com doze professores de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. O referencial teórico assenta-se basicamente em Maffesoli, Jameson, Elias e Charlot.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item