Dissertações e Teses
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- DissertaçãoProfessores com tecnologias em processo de Lesson study híbrido : conhecimentos e práticas(2025) Losano, Ana LeticiaOs processos formativos colaborativos centrados na colaboração e na prática letiva dos professores são considerados importantes oportunidades catalisadoras de desenvolvimento profissional docente. A presente pesquisa toma por foco um processo formativo com essas características: um ciclo de Lesson Study desenvolvido por uma comunidade de aprendizagem docente, o Grupo de Sábado. O ciclo contou com a mediação da tecnologia, combinando momentos presenciais e a distância, encontros síncronos, intercâmbios assíncronos e a mobilização de diversos softwares e aplicativos para planejar, implementar e analisar uma tarefa para a sala de aula. A pesquisa busca responder à questão: qual é o papel das tecnologias no processo formativo do Lesson Study Híbrido e como elas contribuem para o desenvolvimento dos conhecimentos necessários para que os professores integrem essas tecnologias em seu ensino? Nesse cenário, os objetivos da pesquisa são compreender o papel das tecnologias digitais ao longo do ciclo, identificando as práticas possibilitadas por cada tecnologia e descrevendo o desenvolvimento dos conhecimentos que possibilitam aos professores integrar a tecnologia no seu ensino. O trabalho adota o construto Seres-humanos-com-mídias e o framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) como perspectiva teórica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adota o estudo de caso como design metodológico. O caso em estudo foi constituído por um grupo de professores e acadêmicos que, dentro do ciclo de Lesson Study desenvolvido pelo Grupo de Sábado, planejaram, implementaram e refletiram sobre uma tarefa centrada na elaboração e interpretação de gráficos estatísticos destinada a estudantes dos 8° e 9° anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas localizadas em cidades no interior do Estado de São Paulo. Os dados coletados incluem videogravações, atas dos encontros realizados, diversas versões da tarefa planejada e dos materiais associados, além do registro do grupo de WhatsApp. Os dados foram analisados de forma indutiva por meio da abordagem de codificação temática. A análise revelou que as tecnologias digitais possibilitaram práticas específicas no desenvolvimento da tarefa. O Google Forms permitiu contextualizar a tarefa, otimizar o tempo disponível e organizar os dados coletados. O WhatsApp desempenhou um papel importante na comunicação entre professores e alunos, viabilizando o compartilhamento de links e QR Codes para acesso aos formulários digitais. O GeoGebra possibilitou a criação de materiais manipulativos. Os navegadores de internet foram utilizados para buscar informações sobre diferentes tipos de gráficos estatísticos. A tela digital favoreceu a comunicação das informações durante as apresentações dos alunos. Além disso, os professores desenvolveram conhecimentos para integrar essas tecnologias ao ensino. Concretamente, eles aprenderam e refletiram sobre a elaboração de formulários digitais, a relação entre as aprendizagens baseadas em experiências manuais e aquelas que incorporam tecnologias digitais e a importância de considerar fatores como infraestrutura, acesso à internet, disponibilidade de equipamentos e características dos alunos no planejamento pedagógico. Ao longo do ciclo de Lesson Study Híbrido, o coletivo avançou no desenvolvimento dos conhecimentos do TPACK, refletindo sobre como as tecnologias podem contribuir para o ensino da Estatística de forma contextualizada e significativa.
- DissertaçãoA internacionalização nas universidades : um estudo sobre Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai(2025) Pires, AndréVinculada à linha de pesquisa de Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba (UNISO) e, situada no campo das políticas educacionais das Instituições de Ensino Superior (IES) em países da América Latina selecionados, tais quais Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai, esta dissertação tem como tema a internacionalização da Educação Superior. Partindo dessa atividade, busca-se abordar o impacto da mobilidade acadêmica nas universidades latino-americanas, com ênfase no contexto brasileiro. Esta pesquisa tem como pergunta norteadora “Como a mobilidade acadêmica contribui para a internacionalização das universidades do Brasil, da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai?” e objetiva analisar como se deu a mobilidade acadêmica nas universidades dos países em questão nos últimos dez anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolve a descrição, sistematização e interpretação de dados coletados, por meio de análise bibliográfica, tendo como base o método comparativo, de caráter internacional, para produção de inovação e conhecimento, pois este tem sido fundamental aos interessados na área da Educação Superior. Os principais resultados da presente dissertação indicam que, nas universidades do Brasil, da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai, na última década, dentre diversas formas de mobilidade, a acadêmica e a estudantil estão aumentando em passo acelerado e em escala global. Além disso, especialmente durante e após o período da pandemia da covid-19, a mobilidade virtual no Ensino Superior tornou-se primordial e incorporou-se a esse avanço. Os resultados indicam também que os diferentes formatos de mobilidade e programas de intercâmbio contribuem e interferem na internacionalização das universidades, além de destacar questões primordiais em relação aos parâmetros e qualidade medida no Ensino Superior latino-americano. Ainda, sugerem ressaltar a escassez de informações dos países selecionados, bem como os motivos pelos quais isso acontece e demais aspectos. A pesquisa é relevante porque os resultados podem ser promissores, devido ao tema estar em curso, ser atual e pertinente à apreciação dos dados mais recentes, em perspectiva comparada sobre as mobilidades acadêmica e estudantil, e como estas impactam na internacionalização das universidades do Brasil, da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai.
Item Dificuldades de aprendizagem e avaliação neuropsicológica : estratégias pedagógicas baseadas em Reuven Feuerstein(2025) Pimenta, Maria Alzira; Universidade de SorocabaItem O transtorno do espectro autista nos/dos/com os cotidianos escolares : uma experiência autoetnográfica em memórias, artefatos e cartas(2024) Barchi, Rodrigo; Universidade de SorocabaItem Práticas pedagógicas com textos jornalísticos pelo letramento cientifico na educação infantil : relato de experiência baseado em observação docente(2025) Profeta, Guilherme Augusto Caruso; Universidade de SorocabaItem A integração entre teoria e prática : reflexões sobre a identidade e formação de docentes no ensino técnico(2025) Oliveira, Édison Trombeta de; Universidade de SorocabaItem Altas habilidades/superdotação e os cotidianos escolares : políticas, pesquisas e trajetória(2024) Barchi, Rodrigo; Universidade de SorocabaItem Políticas públicas afirmativas para educação superior indígena : um estudo sobre Brasil e Peru(2024) Pinto, Rafael Angelo Bunhi; Universidade de SorocabaItem Fatores acadêmicos e socioeconômicos na permanência estudantil dos bolsistas do Prouni : comparação entre os periodos pré-pandemia de Covid19 e durante o ensino remoto(2024) Pires, André; Universidade de SorocabaItem A adesão de professores de educação física às políticas públicas de esporte educacional e escolar na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP(2024) Pinto, Rafael Angelo Bunhi; Universidade de Sorocaba- TeseFormação continuada docente para acessibilidade de estudantes com deficiência visual na educação profissional e tecnológica(2025) Barchi, Rodrigo; Universidade de SorocabaA partir da primeira década do século XXI, após o desenvolvimento de ações inclusivas para a garantia do direito à educação de pessoas com deficiência em escolas regulares, verificou-se um aumento na ocupação de matrículas deste público nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica. Frente ao crescimento de matrículas de estudantes com deficiência, observou-se demanda por ações, no sentido de colaborar no processo de participação e aprendizagem desses/as alunos/as. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi compreender e analisar as ações de formação continuada, a partir de quatro encontros formativos realizados em 2023, destinados aos/às professores/as de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, denominado neste trabalho de “Câmpus S”, no contexto do atendimento aos estudantes com deficiência visual (DV). A presente pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, e buscou responder a seguinte questão norteadora, que corresponde ao problema de pesquisa: As ações de formação continuada, realizadas a partir de encontros formativos, no contexto do atendimento aos alunos com deficiência visual, contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes? Para alcançar o objetivo proposto a pesquisa foi dividida em três etapas: na primeira, foi aplicado um questionário diagnóstico, através do Google Forms – enviado ao e-mail dos/as professores/as que ministravam aulas em cursos nos quais havia matrícula de alunos/as DV, com o objetivo de identificar as principais necessidades de formação continuada para atendimento a esses/essas alunos/as. A partir dos resultados do questionário, a pesquisadora, e o NAPNE da instituição implementaram quatro encontros formativos (segunda etapa da pesquisa). Após a realização dos encontros, os dados foram sistematizados e organizados (transcrito todo o conteúdo gravado). A análise dos dados coletados nos encontros foi realizada por meio de narrativas, numa abordagem qualitativa. Na terceira etapa, foi aplicado um questionário avaliativo aos/às professores/as – como técnica de investigação qualitativa, para que pudessem avaliar a contribuição dos encontros para o seu desenvolvimento profissional. Os resultados evidenciaram que os encontros formativos foram fundamentais para promover transformações nos sujeitos, uma vez que foram observadas trocas de saberes e experiência estabelecidas uns com os outros, alinhando o conhecimento teórico e prático, sendo possível, construir/reconstruir novos conhecimentos acerca do ensino, evidenciando-se, então, como uma situação promotora de desenvolvimento profissional. Por outro lado, observou-se também na presente investigação que para potencializar os processos de Desenvolvimento Profissional é necessário que a instituição de ensino possa desenvolver uma cultura coletiva, a fim de contribuir por melhorias no processo de trabalho docente, entendendo a necessidade de lutar por mais recursos humanos e materiais, recursos de acessibilidade, que possam colaborar no aumento da qualificação do trabalho docente para escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial.
- TeseEducação para a paz no ensino superior: da resolução para a transformação e transcendência de conflitos(2025) Drigo, Maria Ogécia; Universidade de SorocabaEducação para a paz na interface com o ensino superior e o tema dessa pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa Cotidiano escolar, práticas educacionais e formação de professores, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. A pesquisa busca responder à questão: como Diretrizes Curriculares Nacionais – Cursos de Graduação propõem uma educação para a paz envolvendo transformação e transcendência de conflitos? Para tanto, o objetivo geral é compreender como a cultura da paz e a educação para a paz pode ser construída na educação superior e envolver a transformação ou a transcendência de conflitos, enquanto identificar a relação entre esses conceitos e suas transformações; avaliar como as Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de graduação propõem uma educação para a paz e dar sugestões para encorpar uma proposta para a educação para a paz no ensino superior agregando a transformação ou a transcendência de conflitos são os objetivos específicos. Trata-se de uma abordagem qualitativa que se valerá de análise documental envolvendo os seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Educação, Direito, Ciências Políticas e Relações Internacionais. O referencial teórico para a cultura da paz e educação para a paz envolve, principalmente, Bobbio, Galtung, Jares, Salles Filho e Guimarães, enquanto Galtung e Lederach fundamentam a transformação de conflitos. Entre os resultados destacamos que as Diretrizes Nacionais de Cursos Superiores (DCNs), para a formação de profissionais de Educação, de Direito, Ciências Políticas e Relações Internacionais sinalizam que as recomendações da Unesco e da ONU, para a inserção da Educação para a Paz como disciplina obrigatória na educação formal, como conteúdo específico da Educação para a Cidadania Global - juntamente com a Educação pelos Direitos Humanos-, não foram, de modo geral, incorporadas, bem como não abordam transformação e transcendência de conflitos. A pesquisa é relevante por contribuir para refletir sobre a educação para a paz no ensino superior, bem como para a construção de ambientes que propiciem a construção da cultura de paz e a convivência com diferentes.
- TeseO fazer fotográfico na prática educacional: possibilidades de educação do olhar do aprendiz(2024) Silva Neto, José Ferreira daA fotografia na prática educacional é o tema da pesquisa, que é guiada pela questão: como a prática educacional que envolve o fazer fotográfico pode promover a educação do olhar do aprendiz? Dela decorre a hipótese de que o fazer fotográfico na prática educativa promove a educação do olhar desenvolvendo três tipos de olhar: o contemplativo, o observacional e o generalizante. Com isso, delineia-se o objetivo geral de compreender como o fazer fotográfico pode ser incorporado à prática educacional e contribuir para a educação do olhar do aprendiz. Deste advêm os seguintes objetivos específicos: identificar particularidades da linguagem fotográfica; identificar especificidades do ‘fazer fotográfico’; reinterpretar a prática educacional, na perspectiva das ideias de Rancière; explicitar como a contemplação, a observação e a generalização podem ser incorporadas para educar o olhar do aprendiz. A fundamentação teórica envolve teorias peirceanas, com foco nas definições e classificações de signos e na fenomenologia; aspectos do fotográfico, na perspectiva peirceana e flusseriana, principalmente, e ideias de Rancière sobre as relações mestre-aprendiz. A metodologia envolve estratégias — advindas das teorias peirceanas — e propostas por Santaella, aplicadas às fotografias realizadas por alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, no transcorrer do desenvolvimento de uma sequência didática para a disciplina Linguagem Iconográfica do Espaço. As análises envolvem reflexões sobre o fotográfico e sobre os tipos de olhar então requeridos aos aprendizes, os fotógrafos em ação. Entre os resultados, destacamos que a sequência didática contribuiu para educar o olhar do aprendiz, principalmente por requerer, em maior medida, o olhar contemplativo e o observacional. A relevância da pesquisa está na possibilidade de educação do olhar para imagens, em geral, bem como para imagens envolvendo o espaço construído com objetos, obras arquitetônicas e outros elementos do contexto urbano.
- DissertaçãoApontamentos para uma história das escolas adventistas no Brasil(2006) Silva, Enoch daO objetivo geral deste documentário é apresentar alguns pontos sobre a Educação Adventista, desde a sua origem ao desenvolvimento no Brasil. Esta é uma pequena contribuição para a memória da Instituição.
- DissertaçãoO conselho de escola e a participação do aluno(2007) Bugni, Marco AurelioEste estudo centra-se no processo de participação do aluno na gestão da escola, em especial a participação do aluno no Conselho de Escola como uma forma de desenvolvimento pessoal. Com o objetivo de identificar como aconteceu na participação no Conselho de Escola, procuramos fazer uma breve discussão sobre “gestão democrática” e “participação” para relacionar estes termos com a qualidade na educação escolar. Analisamos também como os conceitos de gestão democrática e participação foram disseminados nas reformas do ensino no final do século passado e início do atual. Também procuramos identificar o desenvolvimento histórico do Conselho de Escola na rede estadual paulista, e finalmente realizamos uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo o Conselho de Escola em quatro instituições mantidas pelo poder público estadual, situadas no município de Capão Bonito, Estado de São Paulo. Os procedimentos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com supervisores, diretores, professores, alunos e membros da comunidade das escolas. Os resultados da investigação apontam que as oportunidades de participação dos alunos no Conselho de Escola foram exercidas dentro dos limites mínimos, visto que a gestão das escolas não se mostrou democrática. Mesmo assim, o Conselho de Escola mostrou ser uma possibilidade para contribuir para a qualidade do ensino.
- DissertaçãoO processo de rotinização do trabalho docente(2008) Giaponesi, Márcia LopesEste trabalho desenvolve considerações sobre o Processo de Rotinização do Trabalho Docente, tendo em vista a sua importância na delimitação do trabalho do professor, desde sua definição pedagógica até sua configuração enquanto processo interativo. Verifica a ambigüidade da rotina no cotidiano escolar. Para isto, destaca os acontecimentos diários da prática docente, pesquisando a rotinização como uma condicionante social, imposta, de forma aparentemente natural, de fora para dentro da sala de aula, independente de qualquer interferência ou vontade do professor. O objetivo foi verificar, primeiramente, a perspectiva do processo de rotina do trabalho humano em geral e, depois, voltou-se especificamente ao processo de rotina do trabalho docente. Em decorrência desse processo, aborda a proletarização do trabalho do professor bem como sua desqualificação e faz referência à autonomia limitada presente no trabalho docente. Todos os acontecimentos cotidianos são organizados em estruturas uniformes e ritmos que caracterizam o trabalho dos professores.
- DissertaçãoUniversidade comunitária no Brasil: a busca por uma identidade(2009) Lima, Anesio AparecidoA dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro capítulo tratará sobre a trajetória do ensino superior no Brasil. Em todo o tempo, esta trajetória estará envolvida por questões de caracteres político, econômico ou social. Tais questões surgirão no período colonial brasileiro e estender-se-ão até os dias atuais. No segundo capítulo serão apresentados os principais modelos universitários que foram desenvolvidos no Brasil. O embate entre as áreas privada (laica e religiosa) e pública motivarão o Estado a mobilizar-se e intervir no ensino superior brasileiro com o objetivo de implantar suas políticas e alcançar seus interesses. O terceiro capítulo tratará da Universidade Comunitária, sua estrutura jurídica e sua busca por uma identidade. Embora tenha características de instituição pública, a Universidade Comunitária é – do ponto de vista jurídico – tratada como instituição privada. Dessa forma, são apresentadas propostas para melhoria de sua situação jurídica, para que assim a Universidade Comunitária possa, de forma legal, oferecer à sociedade os benefícios que podem ser proporcionados por seus serviços nas áreas educacional e social.
- DissertaçãoPráticas corporais de aventura: uma prática de ensino baseada no desenvolvimento de competências(2023) Ribeiro, Maria Carolina RebuáEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa inserida no cotidiano escolar, particularmente, nas aulas de Educação Física. A pesquisa toma como objeto de estudo o trabalho das Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN) no componente curricular Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Concretamente, o estudo teve por objetivo geral analisar, sob uma perspectiva processual do currículo, a aplicabilidade prática da Unidade Temática PCAN no componente curricular de Educação Física através de uma sequência didática interdisciplinar, evidenciando as competências desenvolvidas pelos alunos. O trabalho se mostra relevante na medida em que se trata de uma nova unidade temática incluída na Base Nacional Comum Curricular reiterada pelo Currículo Paulista que, pelas suas características específicas, apresenta alguns desafios para sua implementação. O estudo adotou uma perspectiva processual do currículo desenvolvendo análises do currículo prescrito, do currículo apresentado aos professores, do currículo modelado pelos professores de Educação Física e Matemática e do currículo em ação sob a lente teórica da noção de competência. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de tipo exploratório. Os dados considerados na pesquisa foram os textos curriculares, fotografias e filmagens produzidas durante a implementação da sequência didática e diário de bordo da pesquisadora. A análise dos currículos prescrito e apresentado aos professores foi realizada problematizando a noção de competência contida nos documentos curriculares. O estudo do currículo moldado pelos professores foi contemplado a partir da elaboração e descrição detalhada de uma sequência didática destinada a alunos do 9. ° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sorocaba. A sequência visava desenvolver práticas de orientação e corrida na natureza de forma interdisciplinar com o componente curricular matemática. Nesta etapa analítica também foram especificadas as competências que podiam ser desenvolvidas a partir das atividades contidas na sequência. A análise do currículo em ação foi realizada a partir do exame de episódios captados durante a implementação da sequência, identificando quais conhecimentos, habilidades e atitudes foram evidenciados pelos alunos durante cada uma das aulas. Os resultados da pesquisa revelaram, em primeiro lugar, confusões e imprecisões teóricas presentes nos textos do currículo prescrito. Em segundo lugar, a análise da sequência e sua implementação evidenciou a mobilização de múltiplos conhecimentos, habilidades e atitudes, tais como a leitura e manipulação da bússola, a compreensão de que, ao utilizar medidas não padronizadas, a unidade de medida pode variar e o respeito e valorização do trabalho em grupo. Assim, as competências promovidas pela sequência ultrapassaram aquelas prescritas nos textos curriculares. Em terceiro lugar, os resultados colocam em evidência pontos positivos do trabalho com as PCAN na escola. Por exemplo, a promoção de trabalhos interdisciplinares e o favorecimento do contato dos estudantes com o meio natural. Finalmente, foram identificados pontos negativos, tais como os custos, a dificuldade da reorganização das atividades escolares e a falta apoio institucional, aspectos que desafiam a aplicabilidade prática das PCAN no contexto da escola pública.
- DissertaçãoO ensino superior de contabilidade diante da revolução 4.0: um estudo na região metropolitana de Sorocaba(2023) Souza, Maria Aparecida SiqueiraEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação Superior do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata do ensino da contabilidade nos cursos presenciais de Ciências Contábeis, bacharelado, de Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Sorocaba. Nos últimos tempos, as ciências contábeis têm passado por grandes transformações, forçando o profissional contábil a atender novas demandas que perpassam de uma atuação apenas burocrática para a compreensão de uma formação gerencial. Dentre as demandas que surgiram para a transformação da profissão do Contador, a Revolução 4.0 é uma das que causaram maior impacto e estão em voga. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar como os cursos presenciais de Ciências Contábeis, bacharelado, oferecidos por Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Sorocaba estão abordando em seus Projetos Pedagógicos a questão da Revolução 4.0 no que se relaciona à contabilidade. No que tange aos aspectos metodológicos, quanto à sua abordagem, esta pesquisa é qualitativa e, quanto aos procedimentos, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, em um primeiro momento, por meio de um levantamento de artigos, teses e dissertações relacionados com a temática, e em um segundo momento, da análise documental realizada nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s) das Instituições selecionadas no recorte desta pesquisa. O resultado esperado no final da pesquisa é o conhecimento dos Projetos Pedagógicos dos cursos presenciais de Ciências Contábeis das IES da Região Metropolitana de Sorocaba, principalmente no que se relaciona à formação ou não dos estudantes no que se refere às inovações advindas da Revolução 4.0.
- DissertaçãoA formação e a capacitação docente e o transtorno do espectro autista na educação infantil: uma análise sobre a produção acadêmica de 2012 a 2022(2023) Mondini, Luciane AparecidaVinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-UNISO), a pesquisa analisa a produção acadêmica sobre a formação e a capacitação do docente que atua, em sala de aula regular, com alunos da Educação Infantil diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA põe diversas dificuldades ao desenvolvimento humano e, para amparar a pessoa com o diagnóstico, é necessário o comprometimento de inúmeros profissionais envolvidos com a educação, além da contribuição e empenho dos familiares dos alunos. Nesse contexto, para que o aluno com TEA desfrute de interação social, é importante uma escola inclusiva para desenvolver as habilidades que necessita vivenciar. Assim, o objetivo geral da pesquisa é levantar e analisar trabalhos acadêmicos produzidos entre 2012 e 2022 sobre a capacitação e a formação do docente para atuação na Educação Infantil com alunos diagnosticados com TEA. Para o alcance desse objetivo, no que tange à metodologia, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O levantamento mostra reduzido número de textos que abordam a formação dos docentes, de maneira abrangente, com foco na capacitação para prática com alunos diagnosticados com TEA. No entanto, nos textos analisados, percebe-se que tanto o sistema público quanto o particular de ensino são falhos na inclusão de alunos com deficiência nos bancos escolares, apresentando uma situação de despreparo dos docentes para atuar em sala de aula com alunos diagnosticados com TEA. Os sistemas demonstram dar pouco amparo financeiro para aprimorar e capacitar os docentes, tampouco para contratar profissionais especializados para auxiliar na atuação em sala de aula.